Dash era um dos mais recentes residentes do Jardim Zoológico de Toronto, no Canadá. Nasceu em julho, filho da panda vermelho Paprika, de quatro anos, e foi o primeiro, em 25 anos, a nascer na instituição. A espécie, original da Ásia, está em vias de extinção. 

Na segunda-feira, 24 de outubro, o Jardim Zoológico Canadiano partilhou a notícia de que o panda vermelho tinha morrido de forma inesperada na manhã do dia anterior, deixando os trabalhadores de “luto por esta perda incrivelmente súbita”. 

4 novidades e crias fofinhas para conhecer no Jardim Zoológico de Lisboa
4 novidades e crias fofinhas para conhecer no Jardim Zoológico de Lisboa
Ver artigo

Encontraram-no no domingo de manhã deitado de lado, fraco, e levaram-no de imediato para o Centro de Saúde da Vida Selvagem do Jardim Zoológico. Os veterinários colocaram o panda em oxigénio, deram-lhe antibióticos, e elevaram a temperatura corporal. Depois de estar estabilizado, a saúde do panda vermelho piorou. A cria parou de respirar e as tentativas de o ressuscitar não tiveram sucesso.

"Ver como ele cresceu de uma cria hesitante para um panda corajoso será uma das nossas memórias mais queridas. Estamos tristes por o nosso tempo com ele ter sido tão curto, mas vamos guardar com carinho cada momento que partilhámos com ele”, afirmam os trabalhadores do zoo. 

O Jardim Zoológico de Toronto realizou uma autópsia a Dash para recolher amostras e perceber o que causou a morte súbita da cria.

Os trabalhadores do zoo estão a monitorizar de perto a panda Paprika de forma a ajudá-la a ajustar-se à perda da cria. De acordo com o Jardim Zoológico de Toronto, Paprika está saudável e a ajustar-se bem à ausência de Dash.