Pode parecer confuso mas, depois de explicarmos, vai querer que a medida seja aplicada em Portugal. Este ano, o dia de Natal, 25 de dezembro, é a um domingo. E se por cá, seria apenas mais um fim de semana normal, no Reino Unido seria um fim de semana prolongado, uma vez que a segunda-feira, 26, é também um bank holiday (feriado, em português, embora a tradução mais acertada seja "dia em que os bancos estão fechados"), o Boxing Day.

Ora, o governo britânico decidiu transitar o feriado de 25 para um dia útil, ou seja, 27 de dezembro (terça-feira), para que os cidadãos gozem efetivamente a data.  A mesma medida foi aplicada ao 1 de janeiro, que em 2023 também acontece a um domingo. Este feriado transita para 2 de janeiro (segunda-feira), o que faz com que, no Reino Unido, haja dois fins de semana prolongados (um de quatro dias e outro de três) seguidos.

  • 24 a 27 de dezembro
  • 31 a 2 de janeiro

No entanto, e de acordo com a informação publicada no site oficial do governo britânico, os empregadores não são, por lei, obrigados a pagar esses dias e estes feriados extra podem afetar os benefícios fiscais atribuídos aos contribuintes.