A dois dias das mais decisivas eleições do FC Porto, Sérgio Conceição renova contrato com o clube por mais quatro anos. No Dragão desde 2017, o treinador de 49 anos manter-se-á, em teoria, à frente da equipa principal de futebol dos azuis e brancos até 2028. Este sábado, 27 de abril, os sócios do clube da Invicta vão a votos, numas polémicas eleições em que os principais rivais são o atual presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa e André Villas-Boas, ex-treinador do FC Porto.
À margem, ou fora das quatro linhas, dos temas da bola, mas sempre como principal apoio do técnico nascido em Coimbra está a mulher, Liliana. Juntos desde a adolescência, o casal tem cinco filhos: todos rapazes, e todos futebolistas profissionais, exceto o mais novo, José, que tem apenas 9 anos. Sérgio, de 27 anos, joga no Feirense, Francisco, de 21, alinha no FC Porto, Moisés, de 23, joga no Leixões, e Francisco, de 21, que também joga nos azuis e brancos.
Em 2017, num dos poucos momentos em que falou sobre a sua vida pessoal, Sérgio Conceição fê-lo para explicar a saída prematura do Nantes. Em comunicado, o treinador explicava que abandonava o clube francês para poder estar junto da família, em particular da mulher. "Neste momento, surgiu uma oportunidade, que me permite continuar a trabalhar e a viver o futebol, ao ser capaz de cuidar da minha primeira prioridade, que é a mulher me acompanha desde os meus 18 anos. Por uma questão de saúde, mais do que nunca, eu tenho que estar presente todos os dias", esclareceu na altura.
Apesar de afastada dos holofotes, a mulher de Sérgio Conceição é frequentemente mencionada nas redes sociais do treinador. Como, em janeiro, quando lhe fez uma extensa dedicatória, a propósito do 46º aniversário de Liliana. "Para mim, continuas a ser a mesma miúda, agora Mulher, por quem me apaixonei há tantos anos. Mas ao longo destes anos, tornaste-te tanto mais do que isso. És a mãe dos nossos cinco incríveis rapazes, e o verdadeiro esteio da nossa família", detalhou.
"A nossa profissão é delicada, de exposição máxima, e os bastidores do futebol podem ser duros e cruéis. No meio dessa tempestade, és o nosso porto de abrigo, és tu que seguras o leme quando nós, por vezes, deixamos de ver o Norte. A tua forma de estar tão discreta e simples, mas ao mesmo tempo tão forte é o que nos mantém unidos. Agradeço todos os dias estarmos juntos neste rumo, nesta viagem que é a nossa vida. Que contes muitos mais, sempre ao meu le-um-ado!", escreveu ainda o técnico.