O bom tempo com que a primavera nos presenteou nos últimos tempos foi mesmo sol de pouca dura. Depois de as temperaturas terem começado a descer gradualmente esta semana, a coisa vai piorar ainda mais. É que esta sexta-feira e sábado, 26 e 27 de abril respetivamente, oito distritos do continente vão estar com aviso amarelo por possível queda de neve.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda períodos de chuva para todo o País. Em causa estão os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. O aviso vai estar em vigor das 21 horas desta sexta-feira e as 12 horas de sábado.
Isto deve-se a uma depressão fria que vai sentir-se com mais impacto no noroeste do País. Por conta das características que apresenta, não se exclui a possibilidade de que seja classificada como uma depressão de grande impacto – e, a verificar-se, receberá o nome Sancho, segundo o site "Meteored".
Dito isto, esta sexta-feira, 26 de abril, as temperaturas mínimas vão estar compreendidas entre os 6ºC (Bragança e Guarda) e os 13ºC (Sagres). Já as máximas não vão passar dos 19ºC, temperatura que é registada em distritos como Setúbal, Santarém e Faro. Lisboa fica-se pelos 17ºC e o Porto pelos 16ºC.
No sábado, 27, com chuva à mistura, os termómetros vão apresentar mínimas mais baixas que no dia anterior, já que começam nos 3ºC (Guarda) e não são mais elevadas que 12ºC (Faro). Já as máximas podem chegar aos 21ºC, como acontece em Faro, mas Lisboa volta a fixar-se nos 17ºC e o Porto desce para 15ºC.
Quanto a domingo, 28, embora o aviso amarelo seja levantado, a precipitação vai continuar a dar o ar da sua graça em todo o País. Nesse dia, as temperaturas voltam a cair. A Guarda vai ter a máxima e a mínima mais baixas (10ºC e 1ºC, respetivamente). As mínimas não serão mais elevadas que 11ºC (Sagres) e as máximas vão manter-se nos 19ºC (Setúbal), com Lisboa a registarem 17ºC e 15ºC novamente.