Daniel Sancho, o filho do ator espanhol Rodolfo Sancho, ficou detido na prisão de Koh Samui, no sul do território tailandês, esta segunda-feira, 7, depois de confessar ter matado e desmembrado o amigo com quem viajava. Contudo, o advogado considera que a "melhor opção" para o jovem de 29 anos seria cumprir pena em Espanha, caso seja condenado.

"É a melhor opção, porque as prisões tailandesas não são nada boas. Quero dizer, sobreviver numa prisão lá durante 15 anos é muito difícil", afirmou o responsável pela defesa de Sancho, Luís Gerez, citado pela "Semana", acrescentando que, "de acordo com a lei", o chef pode ir para Espanha cumprir a pena.

O advogado acredita que esta é a opção mais favorável para Sancho, uma vez que, se for condenado na Tailândia, o código penal do país prevê a aplicação de pena de morte em caso de homicídios. No que diz respeito aos 15 anos de que falou, esta é uma sentença que consta no artigo 288 do código penal, que diz que pode ser aumentada em caso de agravantes, de acordo com o "El País".

Daniel Sancho continua detido na Tailândia, mas terá ficado com o telemóvel, avança a "Sports Finding". Aliás, em conversa com uma repórter, o filho do ator disse que está bem e que está a ser "muito bem tratado" pelos polícias, que o levaram a jantar. "Estou a jantar com eles no melhor hotel da ilha. É o Anantara. Eles trouxeram-me a jantar aqui, porque fecharam o caso e amanhã vou estar com 20 pessoas numa cela", disse, citado pela mesma publicação.

Filho de ator famoso que matou e desmembrou o amigo fica detido na Tailândia. Daniel Sancho aguarda julgamento
Filho de ator famoso que matou e desmembrou o amigo fica detido na Tailândia. Daniel Sancho aguarda julgamento
Ver artigo

A irmã do cirurgião Edwin Arrieta, a vítima de 44 anos, veio a público pedir justiça, numa entrevista a um programa de televisão espanhol. "O Daniel pode dizer o que quiser, mas o meu irmão não se pode defender. Por isso, nós e os meios de comunicação é que temos de defendê-lo. Que se faça justiça", disse Darling Arrieta, em lágrimas, citada pela "La 7".

A par disto, contou como foi a última chamada com o irmão, que disse que ia comprar uma prenda para a sua sobrinha, que também era sua afilhada. No dia seguinte, a família estranhou não ter notícias do cirurgião e foi quando Daniel Sancho, de quem nunca tinham ouvido falar, entrou em cena, continua a mesma publicação.

Daniel Sancho é acusado de homicídio premeditado e de remover e esconder restos mortais para ocultar a morte ou a causa da morte da vítima. A sua detenção ocorreu depois de restos mortais de um homem terem sido encontrados num aterro sanitário na ilha tailandesa Koh Pha Ngan e de testes de ADN confirmarem que pertenciam a Edwin Arrieta, o amigo do chef que tinha sido dado como desaparecido.

O filho do ator acabou por confessar o que fez. Na noite anterior à última festa em que participaram, a Full Moon Party, Edwin tê-lo-á levado para o quarto do hotel e tentado ter relações sexuais. Sancho recusou a tentativa do amigo e diz tê-lo empurrado, fazendo com que o homem batesse com a cabeça e ficasse estendido no chão, sem vida. Depois desmembrou-o e desfez-se dos restos mortais.