Segundo dados do Programa Nacional para a Saúde Mental, em 2015 tínhamos um total de 22% de jovens portugueses, com 17 anos, a tomar substâncias psicoativas. Com 18, o número subia para 23,2%. À escala mundial, dados de 2017 revelam que há 970 milhões de pessoas no mundo com um problema de saúde mental ou uso de substâncias — 284 milhões sofrem de ansiedade, 264 milhões de depressão.

O que eu tinha vestido no dia em que fui violada
O que eu tinha vestido no dia em que fui violada
Ver artigo

A falta de saúde mental é um problema em Portugal e no mundo, no entanto ainda há quem tenha vergonha de admitir que tem um problema. Quenlin Blackwell, uma influenciadora norte-americana com quase um milhão de seguidores no Instagram e mais de meio milhão no YouTube, não faz parte deste grupo. Através das redes sociais, sempre falou abertamente sobre a sua depressão, ansiedade e, mais recentemente, perturbação alimentar.

Neste momento Quenlin superou os seus problemas. Mas houve uma altura em que tudo à sua volta parecia negro. Esta terça-feira, 7 de maio, a influenciadora partilhou no Twitter uma publicação onde mostra uma fotografia da sua saúde mental — antes, quando estava dramaticamente mal, e depois, quando recuperou. "Estou tão orgulhosa de mim", escreveu. "Eu literalmente pareço mais saudável".

A publicação tornou-se viral. Mas mais importante do que os comentários a dar os parabéns a Quenlin, foi a iniciativa que alguns utilizadores tiveram de partilhar as suas próprias fotos. Também eles tinham imagens que mostram como um problema de saúde mental afeta a aparência.

Veja as imagens.