Aconteceu esta quinta-feira, 26 de março. Foi confirmado, na Bélgica, o primeiro caso de transmissão do novo coronavírus de um humano para o seu animal de estimação. Segundo avançou a TSF, citando a Agência Lusa, um gato foi infetado pelo seu tutor em Liège, a cidade localizada a cerca de 80 quilómetros de Bruxelas.

Apesar disso, as autoridades de saúde tranquilizam a população e dizem que, tal como tem vindo a ser reforçado nas últimas semanas, não há motivos para preocupação.

"Um gato foi infetado pelo dono, em Liège, sendo este um caso isolado e que deriva de um contacto próximo com a pessoa doente, nada indica que os animais sejam um vetor de transmissão do vírus", explicou o microbiologista Emmanuel André. 

O rumor de que os animais poderiam ser transmissores do vírus começou a circular há vários meses, obrigando a Organização Mundial de Saúde a lançar um comunicado a desmentir  — visto não existirem evidências suficientes para comprovar isso isso mesmo.

COVID-19. O calor ajuda mesmo a eliminar o coronavírus. Estas são as 5 razões para isso acontecer
COVID-19. O calor ajuda mesmo a eliminar o coronavírus. Estas são as 5 razões para isso acontecer
Ver artigo

A notícia do primeiro caso de um animal infetado com o COVID-19 surge numa altura em que a Bélgica se prepara para uma possível adaptação das medidas ao combate à pandemia, depois de registar um total de 7.284 casos de infeção e 289 mortes.

Apesar de os animais não serem transmissores do vírus, as autoridades de saúde alertam para o facto de o vírus sobreviver durante vários dias em todo o tipo de superfícies. Para isso, reforça "as recomendações de uma boa higiene das mãos e a limpeza de superfícies públicas muito tocadas, como maçanetas de portas."

Em todo o mundo, o surto de COVID-19 já infetou mais de 505 mil pessoas e causou cerca de 23 mil mortes.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.