Quatro crianças com 13, 9, 4 e 1 ano foram resgatadas da Amazónia colombiana depois de estarem desaparecidas desde 1 de maio, dia em que o avião onde seguiam caiu. A mãe e dois pilotos morreram no local, tendo sido os únicos corpos encontrados. As buscas pelas crianças continuaram.

Agora, a pergunta que não quer calar: como é que quatro crianças sobreviveram durante 40 dias no meio da selva? Ao que tudo indica, graças à irmã mais velha. Lesly, de 13 anos, terá sido fulcral para os irmãos Soleiny, Tien Noriel e a bebé, Cristin.

4 crianças sobreviveram a queda de avião e a 40 dias na Amazónia. Irmãos têm entre 1 e 13 anos
4 crianças sobreviveram a queda de avião e a 40 dias na Amazónia. Irmãos têm entre 1 e 13 anos
Ver artigo

Além de saber tomar conta da bebé, Lesly conseguia distinguir as frutas que podiam comer e as que eram venenosas. Aprendeu estas e outras skills de sobrevivência em casa, deixando, por exemplo, elásticos de cabelo e garrafas por onde passava, assim como refere o "Daily Mail".

A tia das crianças, Damarys Mucutuy, revelou que costumavam jogar um jogo de sobrevivência que os deve ter preparado para esta situação. "Usaram o que aprenderam na comunidade e fiaram-se nos seus conhecimentos ancestrais para sobreviverem", acrescentou, ainda.

O avô dos quatro irmãos afirmou que, quando foram resgatados, este fim de semana, aparentavam estar fracos. Todos já receberam tratamentos médicos e, tendo em conta aquilo pelo que passaram, até estavam em bom estado de saúde, menciona o mesmo jornal.

A aeronave em que seguiam com a mãe despenhou-se depois de uma falha no motor. Os três adultos que nela seguiam morreram. Foi encontrada a 8 de maio na vertical, com a zona frontal contra o chão, entre uma vegetação densa. A história tem vindo a ser classificada como um "milagre".