É já uma das hashtags mais comentadas do Twitter a envolver e a ridicularizar Donald Trump. Chama-se #LostTrumpHistory e é através dela que vários utilizadores da rede social estão a manipular imagens de eventos históricos e a colar a imagem do presidente dos EUA. Isto tudo para fingir que ele esteve presente naquelas datas.

A brincadeira começou na segunda-feira, 29 de julho, depois de Donald Trump ter dito que foi uma das primeiras pessoas a estar presente no Ground Zero após os ataques terroristas a 11 de setembro de 2001.

Segundo escreve a revista "Business Insider", o governante norte-americano disse que esteve no local apesar de não se considerar um dos primeiros membros responsáveis pelas manobras de salvamento.

Donald Trump promete curar o cancro, acabar com a SIDA nos EUA e ainda fala de uma aterragem em Marte
Donald Trump promete curar o cancro, acabar com a SIDA nos EUA e ainda fala de uma aterragem em Marte
Ver artigo

"Também estive lá apesar de não me considerar um dos primeiros socorristas. Mas estive lá e passei muito tempo lá com alguns de vocês", terá dito Trump dirigindo-se a uma plateia composta por médicos, bombeiros e agentes que perderam muitos colegas durante as operações de resgate e salvamento após os atentados.

Após o discurso, Donald Trump foi recebido com vários críticas já que não há nada que prove que, de facto, esteve presente tal como diz ter estado. Ao "The New York Times", o antigo vice-presidente do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque revelou que o agora presidente dos EUA não esteve presente no local e contraria a versão de Trump durante o último discurso.

"Estive no local durante muitos meses e nunca o vi. Além disso, ele era um cidadão privado na altura por isso não sei que tipo de papel poderia ter desempenhado naqueles momentos", explica.

Sabe-se, no entanto, que durante os ataques Donald Trump falou com um jornalista da estação televisiva WWOR-TV e terá dito que, com a queda do World Trade Center, um dos edifícios que lhe pertencia era agora o mais alto da região de Nova Iorque. Mas também isso era mentira.

Em resposta aos deslizes de Donald Trump, as redes sociais não perdoaram e foram vários os utilizadores que manipularam imagens antigas para brincar com a situação.

A ideia foi pegar em registos fotográficos de eventos marcantes da História como o desastre nuclear de Chernobyl, em 1986, ou a chegada do Homem à lua, em 1969, e pôr o presidente dos EUA na fotografia — mesmo que não tenha estado lá.

No Twitter, um utilizador escreveu que "Trump foi um dos primeiros socorristas a chegar às ruínas de Chernobyl" e que, por isso, "provavelmente tinha salvo o mundo."

Outro fez uma montagem onde Trump aparece a pisar na lua. "Não acredito que tenha acontecido mas quem sou eu para duvidar de que ele [Trump] terá sido o terceiro homem a pisar a lua?".

Já outra utilizadora recordou o momento em que o presidente dos EUA lançou o rumor de que terá visto cidadãos muçulmanos a festejar quando as Torres Gémeas caíram.

"Trump disse que esteve no Ground Zero a 11 de setembro. Não se esqueçam da outra mentira sobre ver muçulmanos a dançar nos telhados para celebrar o desastre. Este tipo é capaz de mentir sobre um dos desastres mais trágicos da nossa nação para parecer melhor ou para provar um ponto — seja ele verdadeiro ou não", lê-se.