É já uma das hashtags mais comentadas do Twitter a envolver e a ridicularizar Donald Trump. Chama-se #LostTrumpHistory e é através dela que vários utilizadores da rede social estão a manipular imagens de eventos históricos e a colar a imagem do presidente dos EUA. Isto tudo para fingir que ele esteve presente naquelas datas.
A brincadeira começou na segunda-feira, 29 de julho, depois de Donald Trump ter dito que foi uma das primeiras pessoas a estar presente no Ground Zero após os ataques terroristas a 11 de setembro de 2001.
Segundo escreve a revista "Business Insider", o governante norte-americano disse que esteve no local apesar de não se considerar um dos primeiros membros responsáveis pelas manobras de salvamento.
"Também estive lá apesar de não me considerar um dos primeiros socorristas. Mas estive lá e passei muito tempo lá com alguns de vocês", terá dito Trump dirigindo-se a uma plateia composta por médicos, bombeiros e agentes que perderam muitos colegas durante as operações de resgate e salvamento após os atentados.
Após o discurso, Donald Trump foi recebido com vários críticas já que não há nada que prove que, de facto, esteve presente tal como diz ter estado. Ao "The New York Times", o antigo vice-presidente do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque revelou que o agora presidente dos EUA não esteve presente no local e contraria a versão de Trump durante o último discurso.
"Estive no local durante muitos meses e nunca o vi. Além disso, ele era um cidadão privado na altura por isso não sei que tipo de papel poderia ter desempenhado naqueles momentos", explica.
Sabe-se, no entanto, que durante os ataques Donald Trump falou com um jornalista da estação televisiva WWOR-TV e terá dito que, com a queda do World Trade Center, um dos edifícios que lhe pertencia era agora o mais alto da região de Nova Iorque. Mas também isso era mentira.
Em resposta aos deslizes de Donald Trump, as redes sociais não perdoaram e foram vários os utilizadores que manipularam imagens antigas para brincar com a situação.
A ideia foi pegar em registos fotográficos de eventos marcantes da História como o desastre nuclear de Chernobyl, em 1986, ou a chegada do Homem à lua, em 1969, e pôr o presidente dos EUA na fotografia — mesmo que não tenha estado lá.
No Twitter, um utilizador escreveu que "Trump foi um dos primeiros socorristas a chegar às ruínas de Chernobyl" e que, por isso, "provavelmente tinha salvo o mundo."
Outro fez uma montagem onde Trump aparece a pisar na lua. "Não acredito que tenha acontecido mas quem sou eu para duvidar de que ele [Trump] terá sido o terceiro homem a pisar a lua?".
Já outra utilizadora recordou o momento em que o presidente dos EUA lançou o rumor de que terá visto cidadãos muçulmanos a festejar quando as Torres Gémeas caíram.
"Trump disse que esteve no Ground Zero a 11 de setembro. Não se esqueçam da outra mentira sobre ver muçulmanos a dançar nos telhados para celebrar o desastre. Este tipo é capaz de mentir sobre um dos desastres mais trágicos da nossa nação para parecer melhor ou para provar um ponto — seja ele verdadeiro ou não", lê-se.