A ideia de entrar no filme da "Barbie" pode ser concretizado (isto, claro, se por acaso for até aos Estados Unidos durante este mês de outubro), e um bairro em South Jordan, Utah, fez acontecer. Uma zona residencial totalmente equipada com a Barbie atravessa cerca de 40.000 habitantes que se vestiram e decoraram as suas casas a rigor para a época festiva.
É em Daybreak, South Jordan, a cerca de 25 quilómetros a sul de Salt Lake City que poderá vivenciar esta BarbieLand, em muito parecida ao que a realizadora Greta Gerwing fez com o seu filme, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling. Os residentes pintaram as fachadas das casas com tintas em tom de pastel e envolveram as suas habitações com fios de luzes LED cor-de-rosa. Um grande letreiro néon onde se lê "Vocês já pensaram em morrer?", frase icónica do filme, é um dos destaques de uma das casas.
Isto porque, assim como neste sucesso de bilheteiras, cada casa tem um tema: há uma para a Barbie Clássica, a Barbie Discoteca, a Barbie Campista, a Barbie Cemitério, a Barbie Assombrada, a Barbie Praia, a Barbie Festa na Piscina, a Barbie Astronauta, a Barbie Celeiro, a Barbie Loja de Animais, a Barbie Oeste, a Barbie Hora de Dormir, a Barbie Mundo Real, a Barbie Estranha e a Barbie Dream House. E sim, também existe uma Mojo Dojo Casa House, com um cavalo gigante falso, casacos de pele e motas espalhadas.
Em conversa com o jornal “The Washington Post”, Liz Teran, cuja casa foi transformada na Barbie Dream House, explica como é que o bairro chegou a esta temática. "Quando estávamos a sair do filme 'Barbie', pensámos: 'Oh, só há um disfarce de Halloween este ano, e tem de ser a Barbie' (...). A filha da nossa vizinha, que estava connosco, disse: 'Devíamos ser todas Barbies e devíamos transformar o nosso bairro numa Barbie também'. Por isso, quando voltámos, dissemos aos nossos maridos: "É assim: este ano vamos fazer a Barbie'."
A ideia, que foi lançada num grupo do WhatsApp, começou com apenas oito casas. No entanto, a febre da Barbie estendeu-se pela rua inteira, e os vizinhos acabaram por se ajudar uns aos outros. "Éramos todos amigos e muito chegados, mas agora ainda o somos mais", disse ao meio de comunicação Katie Harward, conhecida no bairro por Barbie Assombrada. "Agora é como uma festa. Todas as noites saímos todos, acendemos as luzes, conversamos, bebemos uns copos e dizemos 'Olá, Barbie!' uns aos outros e passamos tempo juntos. É muito divertido, e espero que esta experiência inspire as pessoas a conhecerem os seus vizinhos."
Ao longo das preparações, foram comprados cartazes com as temáticas de cada casa, plantadas palmeiras e alugados cavalos para a Mojo Dojo Casa House. As formas esquisitas da casa da Barbie Estranha foram construídas de raiz, e a mulher que se transformou na Barbie Espacial juntou dois caixotes do lixo para construir um foguetão.
Na casa da Barbie Disco, feita por Natalie Shafer, está um grande letreiro de néon comprado no Etsy onde se lê "Vocês já pensaram em morrer?", uma citação de um dos momentos-chave do filme, que dá início à crise existencial da Barbie Estereotipada (Margot Robbie). "As pessoas tornaram-se astutas. Fomos à loja do dólar e à Home Depot umas 500 vezes. E, embora os orçamentos fossem diferentes para cada família, cada um teve a sua visão, o que foi muito divertido”, contou Shafer.
Já não é a primeira vez que o bairro Daybreak se veste a rigor para este feriado. Jamie Paladini disse ao “The Washington Post” que, no ano passado, tiveram uma casa de "Stranger Things", uma casa de Harry Potter e uma casa de "Encanto". “O Dia das Bruxas já era uma grande coisa. Mas o que é único na nossa situação é uma rua inteira concordar com um tema e executá-lo."