Perdido no deserto durante nove meses, Ghost foi finalmente resgatado e levado para uma casa de acolhimento. O animal, que foi apanhado na zona este de Tucson, no estado de Arizona, EUA, já tinha sido visto em maio de 2023 a rondar o deserto de Sonora (que abrange também a Califórnia e o noroeste do México), segundo a revista “People”, mas ainda não tinha sido levado para um lar.
Alguns residentes daquela parte da cidade já se tinham unido várias vezes para dar água e comida a Ghost, mas uma preocupação maior começou a existir quando o animal começou a ser rodeado por coiotes com frequência, de acordo com o site KGUN. Determinada a salvar o cão, uma residente conseguiu apanhá-lo e metê-lo na sua carrinha no final do mês de janeiro.
Desirae Trubee, uma das fundadoras da equipa Lost and Stray Response, ajudou nos tratamentos de Ghost. “Foi muito bonito vê-lo sorrir enquanto estava sentado no carro. Acho que estava bastante feliz”, disse a fundadora ao KGUN. “Ele conseguiu unir muitas pessoas. Pessoas que nem sequer têm animais e que compravam comida para cães e levavam-lhe biscoitos”, acrescentou, citada pela “People”.
Neste momento, Ghost está a ser acolhido por Trubee e outro residente que ajudou a criar um abrigo “alto com portas e telhado”, já que o animal “gosta de saltar bastante alto”, segundo o KGUN.
Fora alguns problemas dentários, Ghost é “bastante saudável”, e, numa recente publicação no Facebook da Lost and Stray Response, a equipa afirma que ele está “a ir muito bem” e que tem “visitas diariamente”. “Ele já tem as suas novas joias [coleira], um microchip e já está vacinado (...), e será submetido a uma esterilização”, escreveram. “Estima-se que tenha cerca de 6 anos de idade”, acrescentaram.