Jonathan Werner, um jovem escuteiro de 12 anos do Minnesota, nos EUA, angariou dinheiro para dar um Natal melhor a crianças carenciadas. O jovem juntou cerca de 11 mil dólares (o que equivale a cerca de 10 mil euros) só a vender sacos de pipocas e pretzels e fê-lo por saber, pelo pai, que viveu numa casa de acolhimento, que crianças sem família "não tinham muito no Natal".
Mas esta não é a primeira vez que Jonathan faz algo do género. Só no ano passado, conseguiu angariar mais de 46 mil dólares (cerca de 43 mil euros). Este ano juntou mais 10 mil dólares (9 mil euros) do que em 2021, resultando num lucro de 11 mil dólares para usar em presentes. E a escolha dos presentes não foi aleatória, já que o jovem terá tido em conta os gostos de cada criança e escolheu o presente que achou que iria fazer cada um feliz. Com o dinheiro que juntou, comprou 600 presentes para crianças em instituições de acolhimento, algumas vítimas de violência doméstica.
Desde os 6 anos que Jonathan está habituado a vender, por ter sido uma habilidade que desenvolveu nos escuteiros. Neste momento é o melhor vendedor de pipocas dos escuteiros do Minnesota e um dos três maiores nos EUA. A persistência do jovem é singular para alguém de 12 anos, apesar dos vários “não” que ouve quando tenta vender as suas pipocas e pretzels. No entanto, diz que “um não representa um passo para o sim" e que, por isso, sabe como "convencer as pessoas".
Steven, o pai de Jonathan, cuja história inspirou o filho a iniciar esta boa ação, comentou a ação da criança dizendo que o emociona saber "que ele está a fazer a diferença na vida das pessoas".