Karis Wilson, agora com 19 anos, foi mandada para casa pela NorKam Secondary School em Kamloops, Canadá, porque a maneira como estava vestida fez um professor sentir-se “estranho”, alegando que o fazia lembrar lingerie. A estudante recusou-se a regressar à escola e terminou os estudos em casa.
Karis, no dia 21 de fevereiro de 2021, usava um vestido preto pelo joelho e com renda, por cima de uma camisola branca de manga comprida. Christopher Wilson, pai de Karis, fez uma live no Facebook para contar o que aconteceu e teve mais de 100 mil visualizações, sendo que os utilizadores criticaram bastante a escola. A estudante ficou em casa mais de uma semana e à medida que se aproximava o dia de regressar à escola, mais nervosa Karis ficava com o que iria vestir, revela o "Mirror".
“Ela não estava vestida de uma maneira sexual nem estava vestida para chamar a atenção. Normalmente usa calças e uma camisola com capuz. Ela sofreu um acidente de snowboard há um ou dois meses e não pôde fazer exercício durante algum tempo. Ela começou a ir ao ginásio e sente-se melhor consigo mesma. No dia em que ela decidiu usar um vestido e sentir-se bem consigo mesma, foi assim que eles reagiram”, começou por contar.
“Tornou-se mais uma questão de se preocupar com o que vestir para a escola do que ir pela educação. Ela já tinha perdido mais de uma semana de aulas e então disse 'pai, não sei o que vestir para a escola. Se eu usar apenas as minhas calças de fato de treino e sweat, algo confortável, estou a conformar-me? Se eu usar algo com que me sinto bonita, estou a tentar esfregá-lo na cara deles?”, partilhou.
Karis recusou-se a voltar para a escola, mas conseguiu terminar o ensino secundário em casa e pôde ir à sua formatura pessoalmente com os amigos. No 19º aniversário de Karis, Christopher deixou-lhe uma mensagem especial. “Karis Wilson, tu és linda, resiliente, inteligente, solidária, engraçada e, acima de tudo, eu simplesmente adoro estar contigo. Feliz 19º aniversário, querida”, escreveu na sua conta de Instagram.