A morte macabra aconteceu no sábado, dia 7 de janeiro. Philemon Mulala, ex-futebolista de 60 anos, foi atacado pelos três cães e acabou por não resistir aos ferimentos provocados pelo ataque dos animais. De acordo com o canal Newzroom Africa, a mulher do ex-futebolista não se deslocou ao jardim quando os cães estavam a ladrar, porque esse era o comportamento habitual dos animais. 

Philemon Mulala
Philemon Mulala tinha 60 anos

As circunstâncias do incidente são desconhecidas, mas a imprensa local avança que o ataque terá acontecido à tarde e que os animais, três cães da raça pitbull, foi retirados da casa do casal, em Lichtenburg, África do Sul, pela Sociedade Protetora dos Animais local. A mulher de Mulala alertou os serviços de emergência mas o ex-futebolista foi declarado morto no local.

Mulala ficou conhecido por marcar dois golos na edição de 1984 da Taça de Clubes CECAFA, no jogo da Zâmbia contra o Quénia, golos esses que levariam aquele país africano à conquista do torneio. Durante a sua carreira, alinhou pelos Mufulira Wanderers, o mais conhecido clube de futebol da Zâmbia, e também pelos Cape Town Spurs F.C. da África do Sul.