Há dezenas de mentiras que são ditas às crianças sobre urinar no mar ou na piscina, desde mudança de cor da água ou dos calções de banho. Em Vigo não é necessário mentir, porque a solução é mesmo passar multas a qualquer pessoa que urine na praia. Os banhistas que escolherem urinar no areal ou no mar terão de pagar uma multa de 750€.

Já foram reveladas as 25 melhores praias para 2022 — e uma é portuguesa (mas não está no top 5)
Já foram reveladas as 25 melhores praias para 2022 — e uma é portuguesa (mas não está no top 5)
Ver artigo

O regulamento das praias de Vigo refere que não é permitida a “evacuação fisiológica no mar ou na praia”. O objetivo da medida é diminuir o impacto ecológico no Oceano Atlântico. Urinar em público passou a ser classificada uma “infração menor” e uma “violação dos regulamentos sanitários e de higiene”. De sublinhar, que em alguns países é proibido urinar em espaços públicos. Mas este novo regulamento inclui especificamente o hábito dos banhistas urinarem na praia.

Uma das grandes questões que é levantada é de que forma serão identificados os infratores. Além da multa, uma das soluções para este problema passa por instalar mais casas de banho públicas junto às praias de Vigo, essencialmente durante a época balnear.

Se escolheu as praias de Vigo como destino para este verão esteja atento, porque as regras não acabam aqui. A nova legislação refere também que não é permitido utilizar apenas fatos de banho na saída da praia, segundo o “Observador”.

Em 2014, a associação norte-americana American Chemical Society publicou um vídeo a explicar a pouca importância que a urina tem no oceano. Com animações, é explicado que 95% da urina é composta por água e que rapidamente se mistura com outros componentes da água do mar.