Banksy strikes again. E quando achamos que já vimos tudo, eis que o artista de street art mais famoso do planeta, cuja identidade nunca foi revelada, volta a exibir, inesperadamente, uma das suas obras. Desta vez, não só escolheu o palco Pyramid, do festival Glastonbury, como optou por expor o seu trabalho no rapper Stormzy, que, na sexta-feira, 28 de junho, vestiu um colete à prova de faca com a bandeira do Reino Unido, pintada a preto e branco, mas com alguns tons de vermelho sujo, cor que remete para sangue.

Foi só depois do concerto do rapper que Banksy assumiu a autoria da obra, via Instagram, a plataforma por onde já é costume fazer estas revelações. “Eu fiz um colete à prova de faca personalizado e pensei: quem é que poderia vestir isto?”. E acrescentou: “Stormzy em Glastonbury.”

Festival Glastonbury. Um rapper subiu ao palco com uma obra de Banksy
Festival Glastonbury. Um rapper subiu ao palco com uma obra de Banksy

Foi uma surpresa, mas, afinal, fazia sentido. A bandeira tem sido usada como um ícone de pop-art, desde as Spice Girls até aos The Who, lembra o “The Guardian”. Stormzy também parece ter ficado surpreendido, tendo em conta a sua reação no Twitter (cuja tradução para português perderá o sentido, portanto aqui vai em inglês): “Absolutely fucking speechless.”

Fica a pergunta: como é que Banksy foi capaz de pôr o rapper a usar uma das suas obras, sem saber? Diz o jornal inglês que o street artist terá deixado o colete no seu camarim de Glastonbury, com o seguinte bilhete: “De um anónimo bem intencionado?”. O rapper acedeu e surgiu em palco com Banksy, na forma de uma das suas obras.

Banksy pôs Lisboa e outras cidades do mundo na lista negra
Banksy pôs Lisboa e outras cidades do mundo na lista negra
Ver artigo

A armadura fazia alusão à onda de crimes com armas brancas que invadiu o Reino Unido — de acordo com o "The Independent", e 2019, já morreram mais de 30 pessoas em Londres, vítimas de homicídio com facas.

O rapper já tinha planeado incluir uma mensagem sobre estes crimes no seu concerto: “Crime de faca” surgiu escrito no palco. “No meio de todo o palco, ele usava a bandeira de uma nação dividida e assustada”, interpretou o jornal inglês.

A união entre o rapper e o artista faz sentido, uma vez que são duas importantes figuras da cultura moderna — tanto que o concerto começou com um vídeo que abordava, precisamente, o poder da cultura. O concerto foi um sucesso, tendo Stormzy descrito o espetáculo como sendo “a melhor noite” da sua vida.