O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 79 anos, insultou esta segunda-feira, 24 de janeiro, o jornalista Peter Doocy, da Fox News, no final de uma conferência de imprensa na Casa Branca. A reação de Joe Biden aconteceu após o jornalista fazer uma questão sobre a inflação do país, mais precisamente sobre se esta constituía uma desvantagem política.

"Acha que a inflação é um ativo político para o seu mandato?", perguntou Peter Doocy, ao que Joe Biden, que enfrenta um índice de popularidade decrescente, respondeu de forma sarcástica: "Não, isso é um grande trunfo. Mais inflação". Após uma pausa, Biden continuou. "Que filho da puta estúpido".

A resposta foi dada enquanto os jornalistas saíam da sala mas, apesar do tom baixo com que o presidente falou, as palavras não só foram captadas pelos microfones, como pelas câmaras ainda ligadas. Uma das filmagens foi entretanto partilhada nas redes sociais pelo repórter da Casa Branca, Alex Thompson.

As imagens são a confirmação até para o próprio insultado do que foi dito pelo presidente dos Estados Unidos, uma vez que na altura Peter Doocy não se tinha apercebido do que dissera Joe Biden devido ao ruído dos assessores de imprensa da Casa Branca, segundo a CNN Portugal. Soube mais tarde por outros repórteres, mas desvalorizou o assunto.

"Ninguém verificou ainda a veracidade de suas palavras", disse em tom de brincadeira minutos depois de ter sido insultado, referindo-se às ações de fact-checking regularmente feitas ao antecessor de Biden.

Entretanto, o presidente dos Estados Unidos já contactou o jornalista da Fox News para fazer um pedido de desculpas. "Ligou-me e disse: não é nada pessoal, desculpe", contou Peter Doocy.

Recorde-se que é a segunda reposta desagradável de Joe Biden a um jornalista no espaço de uma semana. A última foi dirigida a Jacqui Heinrich, também da Fox News, que ouviu do presidente "que pergunta estúpida" após questionar Biden sobre a posição da Estados Unidos face à tensão entre a Rússia e a Ucrânia.