O gerente de uma distribuidora de cosméticos em Curitiba, no Brasil, foi demitido por justa causa, depois de oferecer ração de cão às funcionárias da empresa como presente do Dia da Mulher, que se celebrou no dia 8 de março. Esta decisão foi tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.
“As vítimas compreenderam o ato como insinuação de que fossem ‘cadelas’”, lê-se na ação judicial. O gerente entrou com uma ação a pedir o reconhecimento do contrato de trabalho, porque era contratado como pessoa jurídica, e a reversão da justa causa.
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, que divulgou a sentença na segunda-feira, 11 de março, apesar do caso remontar a 2021, reconheceu esse vínculo de agosto de 2020 a fevereiro de 2021, além da demissão por justa causa aplicada pela empresa, cujos fatores considerados foram a gravidade, atualidade e imediação do caso, segundo o "Metrópoles".
Para provar a justa causa, a empresa apresentou um vídeo, onde o agora ex-gerente entra com sacos de ração para cães na mesma. Segundo uma testemunha envolvida no processo, o homem ofereceu-os como presente do Dia da Mulher a um grupo de pelo menos quatro funcionárias. A empresa não teve de pagar férias nem 13.º salário proporcionais.