Quem nunca foi ao supermecado e acabou por comprar um saco de plástico, porque não tinha onde colocar todas as compras? É provável que não conheça ninguém que nunca o tenha feito. Mas um estudo revelou dados preocupantes. Cada família no Reino Unido compra, em média, 54 sacos de plástico por ano segundo uma nova pesquisa, como escreve o jornal "Independent".

As ativistas estão a pedir taxas mais altas sobre estes sacos, ou até, a proibição total. A quantidade de plástico gasta nos supermercados aumentou no último ano, tendo sido registado um valor superior a 900.000 toneladas — e apenas oito supermercados conseguiram lançar 58,3 bilhões de plástico. Já no ano passado não tinha ultrapassado as 886.000 toneladas, segundo dados do relatório Checking Out On Plastics que foram fornecidos  à Greenpeace e Environmental Investigation Agency (EIA) pelas próprias marcas.

Apesar das promessas públicas da maioria dos supermercados para a redução  no desperdício de plástico, os valores estão à vista. Sete em cada 10 dos principais supermercados do Reino Unido aumentaram o uso do plástico desde o ano passado — exceto o Waitrose, Tesco e Sainsbury que registaram uma diminuição. Já o Asda e a Aldi são os apontados com maiores taxas de desperdício de plástico. O Sainsbury passou de um lugar na parte inferior da tabela de 2018 para o terceiro  lugar da tabela este ano. Por outro lado, a Waitrose reduziu a quantidade de plástico e está a procurar oferecer postos de recarga para produtos como café, arroz, massa, vinho e até detergente. "É chocante ver que, apesar da consciência sem precedentes da crise da poluição, a quantidade de plástico descartável usado pelos maiores supermercados do Reino Unido aumentou de facto no ano passado", afirmou Juliet Phillips, ativista da EIA.

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Apesar de várias promessas por parte dos maiores supermercados do Reino Unido, como a Sainsbury's que afirma reduzir 50% de plástico até 2025 e Tesco 20% de plástico em embalagens de marca própria em dois anos, os valores indicados pelo estudo são contraditórios. Fiona Nicholls, uma ativista de plásticos do Greenpeace do Reino Unido, afirma: “Os supermercados estão a falhar em plásticos e a falhar com seus clientes.Ouvimos anúncios fragmentados de supermercado em plástico a cada duas semanas, mas na realidade eles estão a colocar mais plástico nas prateleiras do que nunca." Os ativistas afirmam que o que justifica este aumento de plástico está relacionado com os supermercados que não obrigam os fornecedores a agir  e reduzir o uso do plástico descartável — optando por embalagens reutilizáveis ​​e recarregáveis — e se se houver um aumento nas vendas, haverá automaticamente um aumento no plástico.

No entanto, um porta-voz da Aldi afirmou ao jornal "The Independent" que estão comprometidos a reduzir o plástico e fazer mudanças positivas nos negócios. “Já removemos mais de 2.200 toneladas de plástico e substituímos 3.000 toneladas de material não reciclável por alternativas recicláveis, como parte de nosso esforço para reduzir as embalagens de plástico em 25% até 2023. Sabemos que há muito mais a ser feito e continuaremos a ter discussões positivas com o Greenpeace para atualizá-las sobre nosso progresso", acrescentou.

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