Com a pós-pandemia e o regresso do turismo de massas, as políticas de lugares na hotelaria e restauração estão a ser alteradas. Alguns restaurantes de Barcelona estão a adotar uma medida polémica, que proíbe que se jante sozinho.
De acordo com o "El Pais", a iniciativa tem sido implementada em vários estabelecimentos da cidade catalã com o objetivo de incentivar uma experiência gastronómica mais social e evitar que as pessoas se sintam sozinhas ou desconfortáveis enquanto desfrutam da sua refeição.
Esta medida dividiu os cidadãos. Por um lado, há quem a considere uma invasão da sua liberdade de decidir com quem quer partilhar o jantar e acredite que cada pessoa tem o direito de jantar sozinha sem ter de dar explicações. Por outro lado, há quem a defenda e considere que jantar sozinho pode ser uma experiência solitária e insatisfatória. Estes acreditam que partilhar uma refeição com outras pessoas pode proporcionar momentos de conversa e diversão, enriquecendo assim toda a experiência gastronómica.
Contudo, a nova medida pode ter um impacto negativo em algumas pessoas, já que há quem prefira jantar sozinho e desfrutar da sua própria companhia de forma relaxada. Para estas pessoas, a limitação pode ser injusta e limitante, revela a "Columna Digital".