Zhanna Samsonova, natural da Rússia, tinha adotado uma dieta vegan há cerca de uma década. Quando foi viver para o Sri Lanka, decidiu tornar essa mesma dieta mais restrita, passando a comer apenas frutas tropicais, sementes e a beber sumos. O corpo não resistiu.

Zhanna D'Art, como era conhecida na Internet, morreu à fome e de exaustão aos 40 anos, a 21 de julho. De acordo com uma entrevista dada pela mãe, teve uma "infeção estilo cólera" que foi exacerbada "pela exaustão do corpo devido à dieta vegan", assim como cita o "Daily Mail".

Família vegana pede a vizinha que feche as janelas quando cozinha carne. "O cheiro dá-nos náuseas"
Família vegana pede a vizinha que feche as janelas quando cozinha carne. "O cheiro dá-nos náuseas"
Ver artigo

A mãe de Zhanna revelou que era suposto a filha ter voado para a Rússia no dia da morte e deixou claro que não aprovava a dieta extrema que ela decidira adotar. Chegou a tentar convencê-la a ter outros hábitos alimentares, mas ela recusou sempre. Também os amigos reprovavam.

A exaustão via-se ao longe e eles ficavam horrorizados ao testemunhar o estado da amiga. Ainda tentaram que ela procurasse ajuda e começasse a fazer tratamentos, mas Zhanna fugia. A influenciadora (cuja conta no Instagram era "rawveganfoodchef", não resistiu à dieta restrita que seguia há pelo menos cinco anos.