Os utilizadores do Instagram não estão contentes com a nova funcionalidade de gostos da famosa rede social, que se foca em esconder os likes.

A nova ferramenta, que começou a ser testada em maio no Canadá, permite que os utilizadores escondam dos perfis as contagens de gostos, tanto no feed como dentro de cada perfil.

Para além do Canadá, o Instagram já alargou esta função a mais países como a Irlanda, o Japão, a Itália, o Brasil, a Nova Zelândia e a Austrália. E foi justamente na Austrália que uma influenciadora digital queixou-se desta nova funcionalidade de uma forma bastante pública.

O Instagram pode vir a esconder o número de gostos que as suas fotos recebem
O Instagram pode vir a esconder o número de gostos que as suas fotos recebem
Ver artigo

Segundo a "Women's Health", a modelo, que escolheu não se identificar, ligou para um programa de rádio australiano em direto e afirmou: "Eu costumava trabalhar [no Instagram] seis horas por dia, mas agora estou a trabalhar oito porque os likes estão a descer".

De acordo com a influenciadora digital, que tem cerca de 205 mil seguidores na sua página, desde que a funcionalidade ficou ativa está a "receber 1.200 likes por dia". A modelo explicou que, apesar de ter um emprego a tempo inteiro, consegue tirar rendimentos substanciais do seu trabalho como influenciadora, e os gostos são uma parte fulcral de tudo isso.

"Até faço dinheiro com as companhias aéreas. É assim [devido aos gostos] que consegues ser patrocinada e que tens voos grátis. Todas as centenas de likes que recebo convertem-se em cerca de 600€. Claro que tudo depende das marcas, do quão populares somos, e da quantidade de likes e seguidores que temos", salientou a influenciadora digital.

Segundo o Instagram, esta funcionalidade é uma forma de criar um ambiente menos focado na pressão dos likes, que contribuem para a competição crescente nesta conhecida rede social.