Jaelynn Chaney, uma influenciadora plus-size com mais de 130 mil seguidores no TikTok, ficou bastante conhecida ao fazer vídeos que explicam os seus problemas em transportes e acomodações enquanto uma pessoa com excesso de peso. A criadora de conteúdos norte-americana dá dicas a empresas e seguidores sobre como atuar perante estas situações, e até iniciou uma petição para proteger os turistas plus-size.
“Num mundo em que todos deveríamos lutar pela igualdade, é altura de nos conformarmos com uma questão que há muito tem sido varrida para debaixo do tapete — o tratamento desigual dos viajantes plus-size no que diz respeito às viagens aéreas”, escreve Jaelynn na descrição do seu mais recente vídeo do TikTok. A influenciadora enumera também alguns problemas que as pessoas plus-size têm quando andam de avião, como o facto de se preocuparem quando pedem uma extensão do cinto de segurança ou as casas de banho serem demasiado pequenas.
Para além disso, Jaelynn tem vídeos de como alguns estabelecimentos poderiam facilitar a vida de pessoas plus-size. No que toca a hotéis, a criadora de conteúdos digitais diz que a indústria poderia fazer camas com suportes mais resistentes, cadeiras sem braços para acomodar todos os tipos de corpo e sanitas mais altas. Os elevadores também poderiam ser maiores para assegurar o conforto e a mobilidade da população obesa.
A instalação de corrimões nas piscinas e espreguiçadeiras maiores e mais resistentes são outras das dicas de Jaelynn, assim como dar formação aos profissionais para saberem como lidar com determinadas situações e não serem desrespeitosos. No final, a influenciadora norte-americana pede ainda para os hotéis disponibilizarem este tipo de informação nos seus websites, explicando os limites de peso para alguns locais e as dimensões dos assentos e das camas.
Para além dos hotéis, os restaurantes são alvo de dicas da criadora de conteúdos. Cadeiras mais confortáveis sem braços, mais flexibilidade na disposição das mesas e não prender a mesa ao chão para gerar mais movimento são algumas das solução da norte-americana.
Jaelynn Chaney fala também dos maus-tratos a que os passageiros plus-size são submetidos quando se encontram nestas situações desconfortáveis, ao terem outros passageiros a reclamar com o espaço que ocupam e a não se querem sentar perto deles. Para combater esta situação, a influenciadora iniciou, em abril deste ano, uma petição à Autoridade Federal de Aviação dos EUA para tentar proteger os turistas plus-size e tentar tornar o voo um espaço mais confortável e acessível.
Num vídeo mais antigo, Jaelynn explica que uma das consequências destes pedidos seria os preços dos bilhetes de avião ficarem mais caros para conseguirem acomodar confortavelmente todo o tipo de passageiros, tornando a experiência mais enriquecedora. No entanto, esta iniciativa por parte da influenciadora não foi bem vista por parte de algum público, que fez parecer que Jaelynn estava a pedir aos outros passageiros para pagarem mais pelos lugares extra que as pessoas plus-size ocupam.