Os gatos também têm um apurado sentido protetor e cuidador e a prova disso é uma gata chamada Aspen que foi entregue a um abrigo de animais depois de ter sido encontrada numa rua de uma cidade do Texas, nos Estados Unidos, com os seus dois gatinhos bebés recém-nascidos. Uns dias após ter entrado no abrigo Parker Paws, Aspen acolheu quatro novos gatinhos bebés que não estavam a ser amamentados pela mãe biológica. Os animais foram levados pelo fundador do santuário de animais Sycamore Tree Ranch, que quis saber se ali seria possível encontrar uma mãe gata que cuidasse dos gatinhos bebés como se fossem seus. Nessa altura, para além dos seus dois gatinhos biológicos, Aspen contava já com mais um filhote órfão que tinha acolhido assim que o mesmo lhe foi entregue.

Gato que foi deixado em abrigo de animais por ser "demasiado carinhoso" tem final feliz
Gato que foi deixado em abrigo de animais por ser "demasiado carinhoso" tem final feliz
Ver artigo

"A mãe dos gatinhos não queria ter nada que ver com eles. (...) Nós entrámos em ação e começámos a alimentá-los com um biberão a cada duas horas, e foi nessa altura que pensámos em arranjar uma mãe adotiva para eles. Podíamos dar-lhe um espaço confortável para criar os seus próprios bebés e ainda dar aos nossos gatinhos resgatados a oportunidade de terem uma mãe", afirmou o fundador do santuário, Koby Wegge, ao "The Dodo".

Quando os trabalhadores do abrigo tiveram conhecimento dos quatro bebés órfãos, acreditaram logo que a mãe gata os iria acolher, e assim foi. "Quando ela nos chegou (ao abrigo), tinha já três bebés — dois dela e um pequeno órfão. Nós introduzimo-la aos nossos quatro bebés, que tinham apenas uns dias de vida, e ela amou-os imediatamente", contou o fundador do santuário.

Pouco tempo depois, mais um gatinho órfão chegou ao abrigo que tinha acolhido Aspen inicialmente, e tal como das vezes anteriores, a mãe gata não hesitou em acolher o bebé, tal como se fosse seu. "Claro que também não podíamos deixar aquele pequeno bebé no abrigo, por isso agora ela tem oito bebés, de quatro ninhadas diferentes. Ela é a melhor mãe para eles e é tão orgulhosa dos seus gatinhos", disse Koby Wegge ao "The Dodo".

Para além de tratar dos gatinhos, Aspen também contou com a ajuda de Koby e da sua filha, que davam biberão aos bebés algumas vezes por dia. "A minha filha adora todos os animais na quinta, mas quando ela descobriu os gatinhos ficou tão feliz. Ela sentava-se com eles e a mãe gata aproximava-se e sentava-se no colo dela. É como se ela quisesse adotar qualquer gatinho que existisse. Tem um coração enorme de mãe", contou Koby sobre a Aspen.