Maura, uma menina chilena de 7 anos, foi diagnosticada com cancro da mama em setembro de 2022, depois de a mãe detetar um pequeno caroço no seio esquerdo, quando lhe colocava creme depois do banho. Maura é a pessoa mais nova do mundo a ser diagnosticada com a doença.

"A educação é, talvez, a maior arma". Saiba como se distinguem os diferentes tipos de cancro da mama
"A educação é, talvez, a maior arma". Saiba como se distinguem os diferentes tipos de cancro da mama
Ver artigo

“Estava a passar-lhe creme quando me apercebi de que havia um pequeno caroço abaixo do mamilo”. Depois do alerta da mãe, foram feitos os devidos exames que demoraram cerca de cinco meses a chegar. Só isso terá sido suficiente para fazer crescer o tumor. “O mamilo cresceu muito, ficou roxo, era como um ovo", explicou Patrícia Muñoz, mãe de Maura, tal como escreve o "Correio da Manhã".

Os casos de cancro na mama em crianças com menos de 14 anos são muito raros. Falamos de uma taxa de 0,0001%. [Este trata-se] de um caso único no mundo", explicou Mario Pardo, médico no Hospital Clínico da Universidade do Chile. Por isso mesmo, foram poucos os médicos a acreditar que um diagnóstico destes poderia ser possível.

Maura foi submetida recentemente a uma mastectomia para remover completamente a mama. A Patrícia Muñoz preocupa, a mãe, preocupa, essencialmente, a possibilidade de que o outro seio seja afetado.

"Agora ela ainda não compreende o que está a acontecer porque é uma criança. A única coisa que disse era que não queria ficar careca. O meu maior medo é o de não saber explicar-lhe o que aconteceu."