O grupo liderado por Juan Roig vai baixar, já este mês de abril, o preço de 500 produtos de consumo diário. O anúncio foi feito pelo grupo de distribuição espanhol esta quarta-feira, 12 de abril, e a marca estima que esta descida de preços se traduza numa poupança anual de 150€ para os consumidores.
De acordo com o "El País", esta medida é uma espécie de antecipação ao que vai acabar por acontecer no mercado espanhol: uma progressiva descida dos preços, o que já se está "lentamente" a verificar no mercado, adianta a própria marca em comunicado.
O grupo Mercadona estima ainda que a poupança total para os consumidores se traduzira em cerca de 200 milhões de euros até ao final do ano. Quanto ao impacto nas margens de lucro da empresa, será de menos 0,6 pontos percentuais.
Os produtos cujo preço será reduzido estarão devidamente identificados e incluem conservas, produtos lácteos, frutos secos, óleos e azeites, produtos de limpeza e cuidado do lar, alimentação para animais de estimação, padaria, charcutaria ou perfumaria.
Tendo em conta a entrada em vigor do IVA zero para o cabaz de bens essenciais a 18 de abril e os diferentes regimes tributários dos dois países, esta medida não deverá ser aplicada nos supermercados portugueses do grupo Mercadona. Contactada pela MAGG, a filial portuguesa da cadeia de supermercados esclareceu: "A Mercadona, como parte do seu modelo de gestão, tem o compromisso de baixar os preços de venda ao público quando os preços de custo descem. Isto depende das condições comerciais aplicadas a cada produto e pode haver variações entre os países. Efetivamente estão a ser realizados vários ajustes de preços, tanto em Espanha como em Portugal".