Morreu Isabel II. A notícia da morte da rainha britânica, aos 96 anos, foi divulgada esta quinta-feira, 8 de setembro, pelo Palácio de Buckingham, que, horas antes deste anúncio, se havia pronunciado sobre a saúde da monarca.
"A rainha morreu em paz em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consortes vão continuar em Balmoral esta noite e regressar a Londres amanhã", pode ler-se no comunicado divulgado pelas 18h30 desta quinta-feira.
O dia começou com um outro comunicado no qual o Palácio dava conta do seguinte: "Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permanecesse sob supervisão médica".
De imediato, vários orgãos de comunicação avançaram que os membros da família real britânica estariam a viajar até Balmoral, Escócia, local onde a rainha estava em repouso, como o príncipe Carlos, a mulher Camilla e o filho William. De acordo com a imprensa inglesa, também Harry e Meghan Markle foram notificados (embora a duquesa de Sussex tenha permanecido em Londres), bem como o príncipe André, entre outros.
Isabel II reinou durante 70 anos. A de fevereiro de 1952 tornou-se rainha após a morte do pai, o rei Jorge VI, e foi a monarca que permaneceu no trono britânico durante mais tempo. Esteve em Portugal em duas visitas oficiais, em 1957 e 1985. Morreu aos 96 anos em Balmoral, na Escócia.
Atualmente com 73 anos, o príncipe Carlos, o filho mais velho de Isabel II, é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.