Pode já ter visto imagens do céu cor de laranja que surgiu em Nova Iorque nos últimos dias. A névoa foi provocada pelos incêndios florestais no Canadá, e o fumo tem-se alastrado para sul.
As autoridades sanitárias de várias áreas nos Estados Unidos têm emitido alertas para a qualidade do ar, levando o estado de Nova Iorque a disponibilizar um milhão de máscaras. “A nossa mensagem é simples: fique em casa e fique alerta”, alerta a governadora, escreve a CNN Portugal.
A população foi aconselhada ao uso de máscaras N95 no exterior, para evitar os sintomas causados pelos baixos níveis de qualidade do ar. Alguns efeitos imediatos da inalação do fumo dos incêndios incluem falta de ar, batimento cardíaco elevado, dor no peito ou inflamação nos olhos, nariz e garganta, adianta a BBC News Brasil.
As autoridades notificaram que estas condições devem persistir até ao fim de semana de 10 e 11 de junho, pelo menos, e entretanto os nova-iorquinos são aconselhados a evitar atividades ao ar livre.
Face à situação, já foram cancelados voos, espetáculos e outros eventos, o que levou a população de Nova Iorque a relembrar a época de pandemia. No entanto, Kathy Hochul, governadora de Nova Iorque, reforça que se trata de “uma situação temporária”, e “não é COVID".
A maior parte do fumo tem origem em Quebec, Canadá, onde a população está a sofrer a pior temporada de incêndios já registada no país, com mais de 150 fogos a acontecer desde o início da semana, lê-se na BBC News Brasil.