Em 2009 foi vendido o último menu de um McDonald's na Islândia — composto por um cheeseburger e batatas fritas — antes de os três restaurantes da cadeia americana presentes no país fecharem devido a uma crise económica que afetou o poder de compra da população. O encerramento esteve também relacionado com os custos insuportáveis relativo à importação dos ingredientes necessários para a confeção dos menus de fast food.

Foi Hjortur Smarason quem comprou esta última refeição, mas não para comer. O objetivo era fazer um teste. "Ouvi dizer que o McDonald's nunca se decompõe, então só queria ver se era verdade ou não", disse Hjortur Smarason à agência de notícias francesa, AFP.

Esta semana faz dez anos desde que o menu foi comprado e desde então já teve várias casas, mas manteve o praticamente o mesmo aspeto. Na primeira fase da investigação, Smarason manteve o hambúrguer e as batatas fritas dentro de um saco de plástico na garagem, de acordo com a "BBC".

Mas três anos depois começou a aperceber-se de algumas mudanças no aspeto do cheeseburger e decidiu doar a refeição ao Museu Nacional da Islândia, que acabou por não aceitar pelo facto de um especialista do museu considerar que o espaço não tinha condições para conservar o hambúrguer.

Apesar de ter permanecido ainda algum tempo num hostel em Reykjavík, o menu de McDonald's está atualmente na SnotraHouse, um hostel no sul da Islândia. "O velho amigo ainda está ali, sentindo-se muito bem. Na verdade, parece muito bom", refere Siggi Sigurdur, dono do hostel, à "BBC".

Os mais curiosos de todo o mundo até podem ver, através de uma transmissão em direto disponível no site da hostel, o hambúrguer e as batatas fritas que estão expostos numa estrutura de vidro no hostel Snotra House. 

Menu cheeseburger exposto no hostel islandês Snotra House
Menu cheeseburger exposto no hostel islandês Snotra House

Apesar desta opção, há pessoas de todo mundo que se deslocam até ao hotel para poder ver ao vivo o menu, que é já uma atração turística na Irlanda. Também é possível ver algumas imagens no site, que recebe diariamente cerca de 400 mil visitas, de acordo com a "BBC".

Hjortur Smarason não é a primeira pessoa a fazer este teste. Já em 1996 Karen Hanrahan comprou um hambúrguer, verificando que passado 14 anos manteve-se igual, tal como o "Happy Meal" que a fotógrafa Sally Davies comprou em 2010, e ao qual tirou diariamente uma fotografia durante seis meses. Estes são apenas dois dos testes que têm circulado pela internet.

Em 2013, a cadeia norte americana explicou o porquê de os alimentos do McDonald's se manterem conservados durante anos: "Num meio ambiente certo, os nossos hambúrgueres, como a maioria dos outros alimentos, poderiam decompor-se", explica um representante da cadeia, de acordo com a "BBC", mas acrescenta que sem humidade no ambiente seria "improvável que criassem bolor ou bactérias ou que se decompusessem", refere.

A explicação é confirmada por Bjorn Adalbjornsson, cientista de alimentos da Universidade da Islândia. É que sem humidade "os alimentos simplesmente secam", explica à AFP.