Um surto de E-coli, associado ao Quarter Pounder da McDonald’s – em Portugal, conhecido como o McRoyal –, tem causado preocupações nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). A bactéria, que pode provocar problemas graves no sistema digestivo, foi identificada nos ingredientes do hambúrguer, levando a 49 casos de doença em 10 estados norte-americanos, diz a BBC.

Dez das quase 50 pessoas que ficaram doentes foram hospitalizadas e uma chegou mesmo a morrer. Entretanto, a cadeia de fast food, que está determinada em descobrir que ingredientes é que estão contaminados, suspeita de que a cebola será a raiz do problema. Entretanto, os hambúrgueres, bem como o respetivo ingrediente suspeito, deixaram de estar disponíveis em alguns estados, de acordo com o CDC.

"Levamos a segurança alimentar extremamente a sério e esta é a decisão certa a tomar", afirmou a empresa, em comunicado, citado pela BBC. Os outros produtos continuam disponíveis, conforme garantido pelo presidente da McDonald’s dos Estados Unidos, Joe Erlinger, num vídeo divulgado. "Na McDonald’s, podem contar connosco para fazermos o que é correto", frisou.

Donald Trump fritou batatas num McDonald's e diz que Kamala Harris nunca lá trabalhou
Donald Trump fritou batatas num McDonald's e diz que Kamala Harris nunca lá trabalhou
Ver artigo

Entre os estados afetados estão o Colorado, Iowa, Kansas, Missouri, Montana, Nebraska, Oregon, Utah, Wisconsin e Wyoming. O primeiro caso foi registado a 27 de setembro. As vítimas têm idades compreendidas entre os 13 e os 88 anos e uma delas chegou mesmo a desenvolver síndrome hemolítico urémico, uma condição grave que pode causar falência renal, acrescenta a BBC.

A par disto, a Food and Drug Administration (FDA), a agência federal dos Estados Unidos responsável pela regulação de alimentos e medicamentos, está a investigar se as cebolas foram distribuídas a outros estabelecimentos. Contudo, além da McDonald's, não foram emitidos avisos de retirada de produtos pelas entidades de saúde ou reguladores alimentares.

A E-coli é um grupo de bactérias que normalmente habita nos intestinos de humanos e animais. Embora muitas sejam inofensivas, algumas produzem toxinas que podem causar sintomas como diarreia intensa, cólicas abdominais, vómitos e febre, de acordo com o site "Tua Saúde". Os sintomas podem demorar alguns dias a manifestar-se após a infeção.