O encontro entre os dois aconteceu esta terça-feira (5) também na presença da atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. Foi um momento animado e marcado por abraços. Obama mostrou-se feliz por estar de volta, reforçando que já fazia algum tempo que não visitava a Casa Branca. A última vez aconteceu a 20 de janeiro de 2017, aquando a tomada de posse de Donald Trump.

O ex-chefe de Estado não perdeu a oportunidade de lembrar os bons velhos tempos com uma piada, referindo-se a Biden como "vice-presidente", cargo que este ocupou de 2009 a 2017, período em que Obama governava os Estados Unidos.  

Passando ao motivo que o levou a visitar a sua anterior residência, Obama afirmou que a lei 'Obamacare' é sinal de que “a esperança leva à mudança”. Frisou que o seu trabalho, juntamente com Biden, nos seus oito anos de Governo foi essencial e nada o deixou mais orgulhoso "do que fornecer melhores cuidados de saúde e mais proteção a milhões de pessoas em todo o país”.

Obama considerou a ACA o “ponto alto” do seu mandato e Biden corroborou a importância desta legislação para a saúde de todos os americanos. Ambos insistiram na expansão desta lei. “Nós podemos fazer isso. Devemos fazer isso. Temos de fazer isso”, afirmou Biden, sem tirar todo o crédito de Obama pela criação da lei original. 

Veja as fotos

O atual chefe de Estado norte-americano aproveitou ainda para assinar uma ordem executiva, de modo a fechar uma “falha familiar” na lei de 2010, promovendo o alargamento dos cuidados de saúde a 200.000 pessoas. Quando chegou a vez da vice-presidente Kamala Harris discursar, apelou ao Congresso pela permissão de subsídios permanentes para a ACA.

A boa disposição de Obama manteve-se durante todo o evento, tendo aproveitado para brincar também com algumas das alterações na Casa Branca, nomeadamente o facto de os agentes de segurança usarem óculos escuros e a presença de um gato na sede do governo norte-americano. "Aparentemente os agentes agora têm de usar  óculos de aviador e há um gato a correr por aí", brincou, aludindo a Willow, o felino adotado pelo casal Biden. 

Biden também partilhou a sua alegria por receber o amigo e companheiro de carreira na rede social Twitter.

É uma honra receber o meu amigo presidente Barack Obama de volta à Casa Branca. Estou ansioso para discutir o grande passo que estamos a anunciar hoje que expandirá a cobertura do Affordable Care Act para famílias e reduzirá os custos de saúde para americanos trabalhadores”, escreveu.

Veja o vídeo.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.