Os cinco tripulantes que iam a bordo do submersível Titan, que tinha como missão visitar os destroços do Titanic, receberam várias instruções horas antes de iniciar a descida até ao navio. Meias grossas, dieta sem muitos líquidos e músicas preferidas foram algumas das recomendações deixadas pelos responsáveis da excursão.

De acordo com Christine Dawood, mulher de Shahzada Dawood, um dos ocupantes do Titan, enquanto os participantes e as suas famílias estavam a bordo de um navio que os levaria até ao submersível Titan, foi sempre dito para seguirem uma “dieta com baixo teor de resíduos” no dia anterior à realização da viagem, pois não existia casa de banho no interior, tendo apenas à disposição uma garrafa.

Suleman é a vítima mais nova da viagem no Titan. Jovem estava “apavorado” com a realização da expedição
Suleman é a vítima mais nova da viagem no Titan. Jovem estava “apavorado” com a realização da expedição
Ver artigo

Outro conselho dado aos tripulantes foi o uso de meias grossas e roupa quente para usarem durante a viagem, porque à medida que fossem descendo, iria ficar cada vez mais frio. Segundo a descrição da mulher, tanto o filho como o pai usavam calças impermeáveis, casacos impermeáveis, botas de biqueira de aço, coletes salva-vidas e capacetes.

A mãe de Suleman Dawood também acrescentou que toda a descida nas profundezas do oceano iria ser feita em total escuridão para economizar a energia do submersível. Christine Dawood lembrou que foi dito aos passageiros que não valia a pena olhar pela vigia enquanto estavam a realizar a descida, porque os holofotes estariam desligados até chegarem ao destino. A única luz que seria visível seria apenas a dos ecrãs dos computadores que mostravam o caminho à medida que o submersível ia descendo.

Outra recomendação deixada aos tripulantes foi que levassem algumas músicas preferidas nos telemóveis para partilhar com os restantes passageiros, tocando-as através de uma coluna ligada por Bluetooth. “Foi como uma operação bem preparada. Podia-se ver que eles já tinham feito isto antes muitas vezes”, referiu Christine Dawood, em entrevista ao jornal “The New York Times”.

Restos mortais das vítimas do Titan terão sido detetados nos destroços recuperados pela Guarda Costeira
Restos mortais das vítimas do Titan terão sido detetados nos destroços recuperados pela Guarda Costeira
Ver artigo

A mulher e mãe de Shahzada e Suleman Dawood acrescentou ainda que o filho levava consigo um cubo mágico para resolver durante a viagem e o pai fazia-se acompanhar de uma câmara fotográfica e que se mostrava muito ansioso para ver o fundo do mar através da pequena janela do Titan. “Ele era como uma criança muito animada”, mencionou Christine.

Na semana passada, foram recuperados alguns destroços encontrados do Titan. De acordo com as autoridades americanas, foi possível encontrar vestígios de restos mortais nas peças encontradas no oceano Atlântico.

O submersível Titan, da empresa OceanGate Expeditions, sofreu uma “implosão catastrófica” causando a morte a cinco pessoas. Além de Shahzada e Suleman Dawood, também Hamish Harding, Stockton Rush e PH Nargeolet perderam a vida na realização desta excursão para visitar o que resta do navio Titanic.