Osvaldo Roque de Arana, um cubano de 57 anos, pratica parkour e faz furor nas redes sociais com mais de 34 mil seguidores no Instagram. O homem partilha vídeos a fazer o desporto.

Homem leva choque elétrico e fica com corpo queimado e sem orelha. "Morri por alguns segundos"
Homem leva choque elétrico e fica com corpo queimado e sem orelha. "Morri por alguns segundos"
Ver artigo

O parkour é uma atividade física em que o objetivo é o atleta deslocar-se de um ponto ao outro superando todos os obstáculos de forma fluída, sendo predominantemente em ambiente urbano. Osvaldo faz parte da Team Faster, um grupo de desportistas desta modalidade em Cuba que pretende promover a prática deste desporto no país, revela o "CiberCuba".

“O meu sonho é ajudar a comunidade, ajudar a minha família e que a comunidade saiba que eu consegui e que eles também podem conseguir numa idade avançada”, disse o atleta.

Veja o vídeo surpreendente.

Os utilizadores das redes sociais não se inibem de elogiar Osvaldo. “És um exemplo de superação, espero que todos cheguemos a essa idade assim”, “tens muita energia, amigo, és digno de admiração” e “estás inteiro, meu irmão?” são alguns dos comentários.

O atleta não se mostra preocupado quanto às lesões que podem ser mais difíceis de curar com a sua idade. “Talvez os meus ossos demorem mais a curar-se devido à idade, mas vão curar. Porém, devido ao sedentarismo, vêm doenças que até agora não foram curadas, como diabetes, hipertensão, problemas circulatórios, cardíacos, entre outros”, argumenta o homem.

“Não sofro de nada e possivelmente tenho menos osteoporose do que muitos na faixa dos 30 anos, quando estou com quase 60, e isso pode ser graças aos exercícios que faço desde a adolescência, que são aqueles que vocês veem, e eu não parti nem um osso sequer. Claro que há sempre uma primeira vez para tudo”, acrescentou Osvaldo.