
Dennis González abriu mais um caminho para a inclusão masculina na natação artística e fez mais uma vez história ao tornar-se o primeiro homem a conquistar uma medalha numa prova de equipa de natação artística, num Mundial, em Singapura. A equipa espanhola ficou em segundo lugar com a apresentação “Loucura".
Dennis González não teve um percurso fácil. Após conquistar o ouro na prova de solo técnico em 2024, o atleta foi alvo de vários comentários preconceituosos nas redes sociais. “O meu primeiro instinto foi esconder-me”, afirmou Dennis González em entrevista ao site “Olympics”.
No entanto, em vez disso, Dennis González publicou um vídeo a pronunciar-se e a rebater as críticas. Esta luta marcou mais um passo contra a homofobia no mundo do desporto. “Eu quero mostrar às crianças que elas podem fazer o que quiserem”, afirmou o atleta espanhol à mesma fonte.
A participação de homens em provas olímpicas de natação artística por equipas só foi permitida a partir dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, com a regra de incluir até dois atletas por equipa. Dennis González acredita ser a mudança.
O atleta espanhol já ganhou cinco medalhas em Mundiais e seis títulos europeus, e ambiciona participar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.