Pedro Pablo Pichardo, 31 anos, prepara-se para trazer uma nova medalha de ouro olímpico para Portugal. Pelo menos é essa a nossa esperança. O atleta já conquistou, entre 2021 e 2022, três dos mais importantes títulos de triplo salto. Nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (que acabaram por decorrer somente em 2021), sagrou-se campeão olímpico. Em julho de 2022, no Campeonato Mundial de Atletismo, nos Estados Unidos, tornou-se campeão mundial, com um salto recorde de 17,95m. Em agosto de 2022, conquistou o título de campeão europeu, em Munique, no campeonato da Europa de atletismo.
Há mais de uma década entre os melhores do mundo, o atleta de Santiago de Cuba, ao vir para Portugal, naturalizou-se como português e compete pelo País desde 2018.
Para Pichardo, os Jogos Olímpicos de 2024 são mais uma etapa da carreira, tendo ainda como objetivo chegar aos próximos, em Los Angeles 2028. Só após isso é que pretende parar, segundo a página oficial da competição.
O atletismo é, sem dúvida, uma fonte de medalhas para o País e, apesar de não ter conseguido ser triplamente medalhado como Pichardo, outro atleta português que conquistou a medalha de ouro no triplo salto foi Nelson Évora. Foi campeão olímpico em 2008, em Pequim, e campeão do mundo no Mundial de 2007, em Osaka, mas nunca ganhou um Europeu.
O dia de hoje traz vários atletas portugueses a competição. Pichardo vai disputar a final do triplo salto a partir das 19h10, mas antes há outros portugueses que também podemos ver. João Ribeiro e Messias Baptista apresentam-se na meia-final de canoagem, de K2 500m, a partir das 10h10. Vanessa Marina estreia-se, assim como a modalidade nos Jogos Olímpicos, em breaking (um estilo de dança urbana que surgiu nos Estados Unidos), às 15h. Jéssica Inchude apresenta-se na final do lançamento do peso, antes mesmo de Pichardo, às 18h40.