Está prestes a começar mais um evento desportivo que pretende ligar os fãs de todas as modalidades a um só evento: Os Jogos Paralímpicos, a maior competição do mundo que envolve atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais. Com a cerimónia de abertura a decorrer às 19 horas de Portugal já esta quarta-feira, 28 de agosto, em Paris, este é um evento que vai juntar quase 4500 atletas de 184 países, onde todos vão lutar para levar uma medalha para casa - e, claro, Portugal também vai lá estar.
Até ao dia 8 de setembro, todos os olhos vão estar postos na capital de França, que também foi casa dos Jogos Olímpicos de 2024 nos passados meses de julho e agosto, e os espaços que vão dar vida às competições também vão estar a abarrotar, uma vez que este evento desportivo é considerado o terceiro maior do mundo no que toca a venda de bilhetes, atrás dos Jogos Olímpicos e do Mundial de Futebol, de acordo com o site oficial da competição.
Assim, para começar em grande, a ministra demissionária dos Desportos e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, Amélie Oudéa-Castéra, confessou, citada pela TSF, que a cerimónia de abertura também vai causar grande impacto, transmitindo uma forte mensagem de inclusão. "O presidente do Comité Organizador dos Jogos de Paris 2024, Tony Estanguet, afirmou que esta cerimónia de abertura vai ser muito importante porque pretende mexer com as consciências e transmitir uma mensagem extremamente forte de inclusão", disse.
Ao todo, os atletas estarão a competir em 23 modalidades, que são depois divididas em várias provas, classes e categorias específicas consoante o impacto que a sua deficiência tem no seu desempenho desportivo. Portugal, que fará em Paris a sua 11.ª participação em Jogos Paralímpicos, estará representado por 27 atletas, que vão competir num total de 10 modalidades, um número recorde para o País uma vez que pela primeira vez existem atletas nas modalidades de triatlo e de powerlifting, de acordo com a Renascença.
Além disso, no total, Portugal já conseguiu conquistar 94 medalhas nesta competição, sendo que Cristina Gonçalves, Miguel Monteiro e Norberto Mourão fazem parte dessa lista. Os três atletas vão representar novamente as cores da bandeira portuguesa nos Jogos Paralímpicos de 2024, e espera-se que o recorde de medalhas dadas a Portugal seja quebrado.
Quem vai fazer as honras e ser a primeira participação portuguesa em Paris será Beatriz Monteiro, na modalidade de badminton, na quinta-feira, 29 de agosto, e a RTP já anunciou que vai transmitir os momentos mais marcantes desta competição. Mas será que conhece as caras que vão representar o País?