Daniela Maia sofreu uma lesão grave na medula e partiu oito costelas depois de cair de uma altura de quatro metros na casa que alugou pelo Airbnb em Itacaré, na Bahia, no Brasil. A turista estava encostada no parapeito do deck da piscina, quando o piso de madeira cedeu. Acabou por desmaiar e não se recorda da queda, avançou o “G1”. 

“Eu virei e falando ao telefone com o meu marido, eu só me encostei assim um pouquinho naquele 'guard rail' de madeira. O que eu me lembro, eu só ouvi um barulho, ouvi um barulho bem forte. Eu não me lembro de cair, mas lembro-me desse barulho e depois disso eu apaguei”, revelou à mesma publicação. 

Médico de 29 anos morre após completar meia maratona de Cascais. 4 atletas foram hospitalizados
Médico de 29 anos morre após completar meia maratona de Cascais. 4 atletas foram hospitalizados
Ver artigo

“Não é vida, é só sobreviver por enquanto, não é? Eu tenho sorte de estar aqui no Brasil com o apoio de toda a minha família, mas é muito complicado”, acrescentou. Foi a sua prima, Rachel Serrate, que é enfermeira, que a ajudou nos primeiros socorros.  

“Eu peguei a cabeça dela e perguntei: ‘Dani, está tudo bem?’ Ela respondeu depois de um tempo. Como estava entre a grade e a relva, meio prensada, nós arrancámos a cerca, rotacionámos ela em bloco, deitamo-la mais retinha e esperámos o socorro. Foi muito grave a chance de ela ficar paraplégica”, explicou a prima. 

Depois da queda, a família contratou uma UTI aérea - um serviço especializado de transporte médico que oferece suporte vital para pacientes em estado grave ou crítico durante o transporte aéreo -, para levar Daniela Maia para um hospital privado em Brasília. A brasileira não tinha seguro de saúde nem de viagem, por isso, os procedimentos médicos já ultrapassam os 33.500€. 

A brasileira passou por uma cirurgia e ficou 12 dias internada. Agora, recebeu alta hospitalar para continuar o tratamento em casa. Daniela Maia está a realizar um tratamento com um electroestimulador transcutâneo, que consiste em estímulos elétricos para que ganhe força muscular. 

Daniela Maia, que vive na Austrália há 12 anos, estava há cinco anos sem visitar a sua família no Brasil.