Este domingo, 29 de dezembro, um avião da Jeju Air colidiu com uma vedação de betão e incendiou-se ao tentar aterrar no aeroporto da cidade de Muan, no sul da Coreia do Sul. Iam 175 passageiros e seis membros da tripulação a bordo.

A contagem de mortos já vai nos 179, sendo os dois sobreviventes dois tripulantes que se encontravam na cauda do avião. Agora, sabem-se quais foram as últimas palavras de um dos passageiros, que trocava mensagens com um familiar.

Passageiro obrigado a ceder lugar a cão de serviço em avião. "Fiquei furioso"
Passageiro obrigado a ceder lugar a cão de serviço em avião. "Fiquei furioso"
Ver artigo

Esse passageiro avisou o parente que um pássaro estava preso na asa do avião. "Devia dizer as minhas últimas palavras?", perguntou, na última mensagem que enviou, assim como conta o "Daily Mail".

Ao que tudo indica, a torre de controlo terá lançado um aviso de "bird strike" ou risco aviário, que se refere ao risco de colisão entre uma aeronave e uma ou mais aves. Pouco depois, os pilotos terão declarado "mayday", a palavra-código para emergência.

Entretanto, a caixa negra do avião será examinada de modo a perceber o que levou a este acidente que ficou eternizado num vídeo que rapidamente se espalhou pelas redes sociais e pelos órgãos de comunicação social.

No mesmo, é possível ver o final trágico do voo 7C2216 da Jeju Air, que estava a chegar de Bangkok, capital tailandesa, e que colidiu contra a parede pouco depois das nove da manhã locais (meia-noite em Lisboa).