Um rebanho de ovelhas andou em círculos no sentido dos ponteiros do relógio, durante 12 dias, na cidade de Baotou, na Mongólia. A situação bizarra tornou-se rapidamente viral na internet no início de novembro, mas já há uma explicação. 

“As ovelhas estão num curral durante um longo período de tempo, e isto pode levar a um comportamento estereotipado, com os círculos repetidos devido à frustração de estar no curral com espaço limitado”, apontou Matt Bell, especialista do departamento de Agricultura da Universidade Hartpury, em Gloucester, na Inglaterra, tal como escreve o “DailyMail”.

Cá Estamos. A nova casa com salamandra e uma mesa feita a partir de um comedouro de ovelhas
Cá Estamos. A nova casa com salamandra e uma mesa feita a partir de um comedouro de ovelhas
Ver artigo

Já a proprietária das ovelhas disse ter ficado surpreendida quando viu o comportamento padrão do rebanho. Referiu que o fenómeno começou inicialmente com apenas algumas ovelhas, mas rapidamente estendeu-se a outros membros do grupo, salienta a mesma publicação.

Algumas das ovelhas juntaram-se ao círculo para caminharem ao lado dos outros animais, outras permaneceram no mesmo lugar, paradas. Outras teorias começaram a surgir e algumas envolvem doenças bacterianas. 

A listeriose foi uma das patologias apontadas. Esta é uma doença que faz com que alguns animais pareçam desorientados e comecem a circular, sendo que as bactérias podem inflamar um dos lados do cérebro e fazer com que as ovelhas se comportem de uma forma estranha, nota o tabloide britânico.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.