Seis dias depois da tempestade Dana ter atingido o leste de Espanha, a repórter Ana Rosa Quintana entrevistou, em direto para o "La Mirada Crítica", no Telecinco, uma mulher em Paiporta, um dos municípios mais afetados, que foi mãe há apenas 40 dias. Além de ter agradecido aos voluntários que lhe levaram leite infantil, confirmou que no seu bairro já recebem água e alimentos.

Veja o vídeo de Felipe VI a ser atingido por lama. Valência recebe reis de Espanha com desagrado
Veja o vídeo de Felipe VI a ser atingido por lama. Valência recebe reis de Espanha com desagrado
Ver artigo

Contudo, a mulher ficou com a casa inundada, já que ficava num dos muitos rés-do-chão que foram destruídos, e pediu que pessoas qualificadas fossem retirar a água e a lama das casas e dos locais que continuam inundados. Isto porque, em pleno pós-parto, tem estado a fazê-lo e revelou, em lágrimas, que “a sua cicatriz da cesariana abriu” e que não sabe o que fazer. “Não sei se devo sair daqui com a menina, se devo deixar a minha mãe e o meu marido sozinhos”, disse.

Depois da transmissão desta entrevista, uma mulher chamada Sofía contactou o "Informativos Telecinco" para oferecer um quarto “totalmente gratuito” na sua casa à recém-mamã, caso esta queira sair de Paiporta e rumar a Monforte del Cid, em Alicante, por uns tempos, de forma a “manter o bebé em segurança”. “Pode ficar aqui um mês, dois meses ou três, o tempo que precisar”, garantiu.

Este é um dos vários exemplos da onda de solidariedade que se tem vivido nos últimos dias nas zonas afetadas pela tempestade, que já fez mais de 200 mortos.