O futuro está aí à porta, mesmo que muitos não percebam ainda bem o que é isto do 5G (mas nós explicamos). No fundo, o 5G vem aumentar o tráfego das redes atuais, a velocidade de navegação e aumentar o potencial tecnológico de desenvolvimento das indústrias, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações. Para perceber melhor como é que tudo vai funcionar, basta ir à praia Tarquínio-Paraíso, na Costa da Caparica, a primeira a praia 5G em Portugal, que dispõe da tecnologia necessária para tornar mais eficaz o acesso (não gratuito) à Internet e a segurança nas praias através de alertas.

A tecnologia presente na praia Tarquínio-Paraíso resulta de uma parceria entre a NOS e a Câmara Municipal de Almada que instalaram também a rede 5G nas restantes praias da Costa da Caparica. O que torna então a praia Tarquínio-Paraíso especial? O facto de estar "dotada de sistemas de inteligência artificial e vídeo analytics" que permitem a monitorização de "pessoas, objetos e embarcações, deteção de aglomeração de pessoas e contagem de cidadãos no acesso à praia". Este último aspeto, que se traduz na alteração das cores do semáforo de acesso à praia, é particularmente relevante numa altura em que a pandemia culmina com as férias de verão e muitos portugueses e estrangeiros vão para as praias da Costa da Caparica.

Quanto às restantes funcionalidades 5G, assentes em três pilares — segurança, ocupação e ambiente — vão melhorar para todos e para o planeta a vivência na praia. Isto porque, no que diz respeito ao ambiente, o 5G vai permitir detetar o nível de capacidade máxima dos caixotes do lixo da praia e enviar alertas para recolha de resíduos e substituição dos contentores.

Os robôs Yolinda e Yogiro vão invadir a cidade do Porto no novo hotel futurista
Os robôs Yolinda e Yogiro vão invadir a cidade do Porto no novo hotel futurista
Ver artigo

Também são enviados alertas para a polícia marítima, nadadores-salvadores e entidades camarárias quando os banhistas se afastem demasiado da costa ou quando for identificado um objeto ou embarcação indevida na zona reservada a banhistas.

Na prática, para o dia a dia dos banhistas, as grandes vantagens do 5G serão: encontrar facilmente a praia mais vazia, bem como a zona da praia mais livre para estender a praia, continuar a navegar nas redes sociais e Internet em geral de forma rápida e sem falhas, o que também vai permitir fazer um pedido de petiscos e cocktails dos restaurantes e bares de praia sem ficar a meio da encomenda. Também através da plataforma, vai ser possível ver ser as filas do bar para saber é melhor esperar mais uns minutos.

"O que aí vem é uma nova tecnologia que vai encher o verão de magia", diz a campanha da NOS sobre a primeira praia 5G em Portugal que vai ter câmaras de visão artificial para fazer toda esta gestão da praia em tempo real. Os dados vão estar à disposição de todos os banhistas e responsáveis pela segurança das praias na plataforma para o efeito acessível através um smartphone, tablet ou smartwatch. Quando às vantagens de navegar mais rapidamente em páginas e redes sociais enquanto está na praia, terá de ter o seu próprio pacote de Internet para sentir a velocidade da rede 5G.

O sistema 5G na praia Tarquínio-Paraíso vai estar disponível até ao final do verão e para o futuro já estão a ser feitas novas poções de magia. A NOS avança que, a longo prazo, será possível detetar cenários de afogamento, identificar crianças ou objetos perdidos na praia, aceder a dados meteorológicos, detetar o lixo e removê-lo através de robôs e serão ainda disponibilizados conteúdos de gaming, realidade aumentada ou realidade virtual através de experiências mais imersivas e 360º.

https://www.instagram.com/p/CR8z9xaFLtG/

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.