A terra abanou na noite de Natal, na zona de Vendas Novas. O sismo de magnitude 4.0 foi sentido principalmente nos concelhos de Évora e de Almeirim, sendo que o abalo aconteceu quando passavam dois minutos das 21 horas desta segunda-feira, 25 de dezembro.
O epicentro do sismo ocorreu a uma profundidade de 20 quilómetros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela SIC Notícias. A mesma entidade adianta que o terramoto em causa "não causou danos pessoais ou materiais".
Para os habitantes de Montemor, o sismo foi "como uma trovoada prolongada", aponta a "CNN Portugal". Além dos concelhos do Alentejo, o tremer da terra também foi sentido em zonas do Ribatejo e nos distritos de Lisboa e Setúbal, menciona o "Observador".
"Os anteriores pareciam bombas, este, desta vez, foi como uma trovoada prolongada. Não me apercebi de que era tremor de terra", disse uma local em entrevista para a "CNN Portugal". Outro entrevistado recorda estar na cozinha a assistir às loiças a abanar.