As últimas semanas têm sido marcadas pelo bom tempo, mas o panorama vai mudar de figura nos próximos dias, estando 13 distritos de Portugal continental – Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga – sob aviso laranja entre as 12 horas de segunda-feira, 29, e a meia-noite de terça-feira, 30, devido a trovoada.
Os 18 distritos do País estão ainda sob aviso amarelo devido à precipitação e nove deles – Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre – devido ao tempo quente, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Na segunda-feira, 29, haverá “períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade no baixo Alentejo e Algarve a partir do meio da tarde” e “aguaceiros localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes, sendo mais prováveis na região sul até ao meio da tarde e nas restantes regiões a partir do final da manhã”. Além disso, haverá “poeiras em suspensão, em especial no interior”, assim como uma subida da temperatura mínima e da temperatura máxima no litoral oeste.
Os termómetros vão oscilar entre os 17ºC em Aveiro e os 38ºC em Beja. No Porto, a temperatura mínima é de 18ºC e a máxima é de 32ºC e, em Lisboa, vai variar entre os 22ºC e os 34ºC.
Na terça-feira, 30, o céu estará “pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral até ao fim da manhã” e haverá um “aumento temporário de nebulosidade no interior das regiões norte e centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada, mais prováveis até ao início da manhã”. Ainda, há a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro na faixa costeira” e a temperatura irá descer ligeiramente, em especial da máxima e no litoraloeste.
Os termómetros vão oscilar entre os 17ºC em Sagres e Sines e os 37ºC em Beja e Évora. No Porto, a temperatura mínima é de 18ºC e a máxima é de 28ºC e, em Lisboa, vai variar entre os 21ºC e os 31ºC.
Já na quarta-feira, 31, o céu vai manter-se “pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade até ao fim da manhã, em especial no litoral oeste”. Haverá a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira ocidental”, além de uma pequena descida de temperatura, “em especial da máxima no litoral das regiões norte e centro, e pequena subida no sotavento algarvio”. Na quinta-feira, 1 de agosto, as previsões mantêm-se, à exceção da oscilação da temperatura.