Na habitual cerimónia de abertura da Web Summit, que este ano acontece em formato exclusivamente digital devido à pandemia, Paddy Cosgrave deu a palavra ao primeiro-ministro António Costa. Em declarações a todos os participantes, o responsável pelo governo português começou por elogiar as pessoas "de mente aberta" que fazem uso destes eventos para se juntar, discutir e criar soluções que tenham impacto na vida de todos.

"2020 será um ano marcado pela pandemia da COVID-19, mas não só", começa por dizer António Costa com os olhos postos na câmara para uma audiência que, no momento, ultrapassava as quatro milhões de pessoas.

"Não é só sobre a pandemia. Este é o ano em que Portugal salta para a liga de campeões no que toca à inovação. É o ano em que, mesmo num clima pautado pela incerteza, foi capaz atrair 33 projetos de inovação, registar um aumento de 14% de estudantes universitários em tecnologias de informação e em engenharia e lançar o plano de transição digital", enumera.

Web Summit. Qual é a app mais cool que tem no seu telemóvel?
Web Summit. Qual é a app mais cool que tem no seu telemóvel?
Ver artigo

É também o ano, considera, em que "Portugal foi distinguido pela OCDE como o país com mais soluções disponíveis para responder à COVID-19", o que o leva a acreditar que este será também o ano em que todos os portugueses serão capazes de juntar esforços "para preparar o mundo pós-pandemia", que será bastante diferente.

"O mundo pós-pandemia será diferente, mas cabe-nos a nós garantir de que será melhor. Usemos, então, a Web Summit para que o possamos tornar melhor", conclui antes de dar a palavra a Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que reforçou a importância de a Web Summit ter-se concretizado mesmo numa conjuntura difícil.

"Não estamos juntos fisicamente, mas o mais importante é que a Web Summit está online. Porque mais do que nunca, precisamos que eventos como estes continuem a acontecer", explica. Isto porque, um dos grandes desafios dos próximos meses passará pela mitigação do "impacto social" da pandemia" nos setores económicos, mas também sociais — numa altura em que já há vacina à vista.

A Web Summit vai decorrer entre esta quarta e sexta-feira, de 2 a 4 de dezembro, respetivamente.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.