A partir de sexta-feira pode contar com 37 novos radares nas estradas do País, dos quais 12 funcionarão como controlo de velocidade média. Até ao final do ano serão implementados mais 25 radares. De forma faseada, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) irá duplicar a sua capacidade de 61 para 123 os Locais de Controlo de Velocidade (LCV), vulgo radares de velocidade.

No total, entre radares de velocidade instantânea e radares de velocidade média, serão 62 os novos Locais de Controlo de Velocidade. De acordo com informação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a maioria destes equipamentos estarão localizados em estradas nacionais (EN) e itinerários principais (IP) e complementares (IC).

Os 12 novos radares de velocidade média estarão espalhados por Aveiro (A1 e A25), Braga (A3), Coimbra (EN109), Lisboa (IC2, EN10, IC19), Porto (A42, A3, EN211), Santarém (A1) e Setúbal (EN10). A lista completa dos radares a entrar em vigor já no dia 1 pode ser consultada no site da ANSR.

Os radares de velocidade média funcionam desde um determinado ponto até outro, e não a velocidade instantânea de um veículo num local específico, como os radares habituais. De acordo com a explicação dada pelo portal do Governo, se, num determinado troço, um veículo é controlado por um radar de velocidade média pela primeira vez, mais à frente estará outro radar igual que controla uma segunda vez o mesmo veículo, e calcula o tempo que este demorou a fazer o percurso. Se a velocidade for acima do que é pretendido naquela estrada, irá ficar registado como excesso de velocidade. O presidente da associação Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) considera, assim, que "os radares de velocidade média são mais preventivos".

Com o anúncio dos novos radares, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lançou também a campanha de segurança “Os radares salvam vidas”, que tem como objetivo dar a conhecer os locais onde os novos radares estão colocados, para que se conheçam as zonas e cumpram os limites de velocidade, protegendo a vida dos condutores dos peões.