É melhor começar a arranjar uma alternativa à linha azul do Metro de Lisboa nos próximos dias, uma vez que a circulação vai estar interrompida a partir desta quinta-feira, 11 de agosto, até segunda-feira, 15. A interrupção — no troço entre as estações do Jardim Zoológico e o Parque — deve-se a trabalhos de remodelação da via férrea da linha Azul, segundo a Metropolitano de Lisboa.

Assim, até segunda-feira, estarão encerradas as estações do Parque, S. Sebastião, Praça de Espanha e Jardim Zoológico e em funcionamento vão continuar as estações das Laranjeiras e Marquês de Pombal, ambas na linha Azul, contudo, com alguns constrangimentos.

Nas Laranjeiras, a ligação no sentido Reboleira vai ser feita como habitual, já no sentido Santa Apolónia as carruagens param na estação das Laranjeiras. Quanto a S. Sebastião, o "Átrio Norte mantém-se aberto – assegurado o acesso à linha Vermelha, ao elevador exterior e ao C. Comercial (El Corte Inglês)", informa a empresa, e o "Átrio Sul encerrado, acesso a C. Comercial (Corte Inglês) encerrado".

Há uma razão para os bancos dos autocarros terem padrões horríveis. Afinal, não é só mau gosto
Há uma razão para os bancos dos autocarros terem padrões horríveis. Afinal, não é só mau gosto
Ver artigo

No Marquês de Pombal estará também encerrado o átrio Sul (Av. Liberdade/R. Alexandre Herculano), assim como o cais de embarque no sentido Reboleira. Já o cais de embarque no sentido Santa Apolónia mantém-se em funcionamento para partidas e chegadas.

Como alternativa à linha Azul do metro, a Metropolitano de Lisboa sugere o uso do autocarros da Carris, mais precisamente as carreiras 746 (que liga o Marquês de Pombal à Estrada da Damaia) e o 726 (que vai dos Sapadores à Pontinha).

O normal funcionamento da linha volta a ser restabelecido na terça-feira, 16 de agosto, logo à abertura da rede: 6h30.

O que vai mudar?

A paragem da linha Azul do Metro de Lisboa durante cinco dias está relacionada com as obras de beneficiação do troço interrompido, que vão resultar em algumas alterações na linha.

"Passagem de via em balastro (pedra britada) para via betonada em parte do troço, entre as estações Praça de Espanha e S. Sebastião I; substituição de aparelho de via (agulha) que permite fazer as manobras de direção dos comboios", anuncia a empresa.

No fundo, o objetivo dos trabalhos de remodelação é aumentar o "nível da fiabilidade do serviço de comboios na linha Azul", sendo que a obra só estará concluída a 100% em dezembro de 2022.