Se precisa de atestar o carro, mas os preços dos combustíveis estavam a levá-lo à loucura, temos boas notícias: o Governo anunciou esta segunda-feira, 25 de setembro, uma redução no custo do gasóleo e na gasolina. Como? E quanto? Nós explicamos.
Em causa está uma devolução da receita adicional do IVA dos combustíveis, aplicando esse desconto através do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), segundo a "Executive Digest". Trocado por miúdos, isto significa que vai haver uma redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina.
"No quadro de evolução dos preços, o Governo determina a devolução da receita adicional do IVA, por via do ISP, tendo por referência os valores anteriores ao conflito na Ucrânia, traduzindo-se numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina", pode ler-se no comunicado do Ministério das Finanças, citado pela mesma publicação.
Tendo esta redução por via do ISP em conta, o desconto ascende a 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e a 16,3 cêntimos por litro na gasolina. A par disto, a "suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono)" mantém-se inalterada – pelo que, a juntar a todas as medidas em vigor, vai refletir uma redução de 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e 26,1 cêntimos por litro de gasolina no total.
"O Governo continuará a avaliar regularmente a evolução do mercado de combustíveis, no quadro de medidas de mitigação de choque geopolítico, dos objetivos ambientais da tributação sobre os combustíveis, dos níveis de consumo praticados e de convergência do peso dos impostos sobre os combustíveis com a média da Zona Euro", concluiu o Ministério das Finanças.
Este decréscimo chega numa altura em que o gasóleo simples estava a custar, de acordo com os preços de sexta-feira, 22 de setembro, quase 1,82€ por litro. Já a gasolina simples 95 está a custar, em média, 1,86€ por litro, segundo a RTP.