Os Coldplay vão subir ao palco do estádio de Coimbra quatro vezes, entre os dias 17 e 21 de maio, tendo levado os fãs à loucura, com bilhetes a voarem em menos de nada. Mas, antes disso, a autarquia local vai votar, esta terça-feira, 11 de abril, a atribuição de um apoio financeiro de 440 mil euros à Everything is New, empresa responsável por trazer a banda a Portugal.

Reconhecendo a "grande projeção internacional dos Coldplay e o relevante interesse municipal do evento", a decisão tem por base o facto de a promotora ter escolhido a cidade de Coimbra para a realização dos espetáculos, avança uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Coimbra, citada pelo "Observador". O montante estipulado é de 110 mil euros por concerto, perfazendo um total de 440 mil euros.

Para além do impacto mediático gerado pelos espetáculos, que colocarão Coimbra "na rota dos grandes eventos mundiais", espera-se que estejam presentes cerca de 50 mil pessoas por concerto, pelo que passarão pela cidade um total de 200 mil pessoas nas quatro datas. Assim, há dois setores que vão beneficiar da realização destes eventos, como "o da hotelaria e da restauração, com evidentes proveitos financeiros", de acordo com a missiva.

É a loucura. Últimos bilhetes para concertos dos Coldplay em Portugal esgotam em menos de 20 minutos
É a loucura. Últimos bilhetes para concertos dos Coldplay em Portugal esgotam em menos de 20 minutos
Ver artigo

Aliás, segundo o mesmo documento, do total de bilhetes vendidos apenas 3,8% foram comprados no distrito de Coimbra. Isto significa que "a esmagadora maioria dos visitantes vem de fora do distrito" e "irá, seguramente, consumir um conjunto alargado de bens e serviços, trazendo dividendos significativos aos agentes económicos do concelho".

O que é facto é que, a 26 de agosto, um dia depois da confirmação das datas dos concertos no Estádio Cidade de Coimbra, "a capacidade das unidades de alojamento do concelho de Coimbra estava esgotada para o período em que decorrem os espetáculos", seja em unidades hoteleiras ou em alojamentos locais, de acordo com a nota de imprensa. Além disso, a procura também se estendeu aos concelhos vizinhos, o que significa que catalisa as atividades de toda a região e não só na cidade de Coimbra.

No entanto, o pagamento do apoio só se aplica por cada espetáculo que tiver sido realizado."Em caso de não realização de qualquer um dos concertos, fica a Everything is New obrigada a devolver o valor do apoio", concluiu a nota de imprensa, citada pelo "Observador".