A Associação para a Promoção da Igualdade (IPA) criou um movimento que procura convidar todos os portugueses a partilharem a sua identidade de género e orientação sexual nas redes sociais após essas questões terem estado ausentes dos Censos de 2021.

Com o apoio da agência FunnyHow, a IPA lançou a ação #Censuradx2021, uma espécie de "Censos paralelos", tal como a ação é descrita num comunicado enviado às redações, que pretende que os utilizadores façam saber, através de uma Instagram Story, a sua orientação sexual e a sua identidade de género, assim como outras informações que achem relevante partilhar.

Elliot Page em entrevista a Oprah Winfrey após transição. "Salvou a minha vida"
Elliot Page em entrevista a Oprah Winfrey após transição. "Salvou a minha vida"
Ver artigo

"A possibilidade de alargar as opções para melhor responder à identidade de género com qual cada um mais se identificar num levantamento estatístico nacional com a dimensão dos Censos permitiria obter um maior esclarecimento e ajudaria a combater a descriminação", lê-se no comunicado.

A ideia, que partiu do criativo André Sousa Moreira, surge após este se ter apercebido de que esse tipo de questões não estavam presentes. "Fiquei espantando por, em 2021, limitarmos a identidade da população a masculino ou feminino. Sabemos todos hoje que existem diversas formas e identidades de género, todas elas válidas, e é a nossa obrigação garantir que são, de facto, contabilizadas e que ninguém fica mesmo de fora", explica.

Por isso, é através da página oficial de Instagram da Associação IPA que os utilizadores poderão encontrar uma nova imagem que, uma vez descarregada, apresenta três categorias de preenchimento: sexo, identidade de género e orientação sexual.

A ideia é que cada utilizador faça uso da imagem, a preencha e partilhe nas suas redes sociais para traçar um retrato mais fidedigno e representativo do País.

#Censuradx2021. Os

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.