A partir deste sábado e durante as próximas duas semanas as termómetros e o céu vão aproximar-se do tempo que é característico da primavera. Até 20 de fevereiro, a previsão é de tempo seco "com temperaturas máximas acima dos valores médios durante o dia", avançou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Paula Leitão, à CNN Portugal. Já à noite, as temperaturas baixas continuam e "poderá haver formação de geada".

O bom tempo que convida a passeios instala-se já este sábado, 5 de fevereiro, dia a partir do qual o céu ficará menos nublado e o tempo "mais seco e mais quente do que é normal nesta altura", afirma a especialista.

Entre piscos, margaritas e ceviches, perde-se a noção do tempo no novo Ni Michi
Entre piscos, margaritas e ceviches, perde-se a noção do tempo no novo Ni Michi
Ver artigo

De acordo com a previsão a dez dias do IPMA, no Porto o termómetro pode chegar aos 19ºC de máxima e Lisboa chegará aos 20ºC na próxima segunda-feira, 7. Quanto às mínimas, confirmam-se as noites frias em ambas as cidades, sendo que as temperaturas podem cair até aos 5ºC.

Estes valores são ainda superados por Santarém e em Setúbal, que vão registar 22ºC na próxima segunda-feira e na terça-feira.

Estado do tempo Lisboa
Estado do tempo Lisboa créditos: IPMA

A meteorologista faz ainda uma nota sobre a chuva, que não vai ocorrer "até ao final da semana" devido à presença de um anticiclone no noroeste do Atlântico, entre os Açores e a Grã-Bretanha.

Isto tem consequências graves para a seca que o País enfrenta e está a afetar a agricultura e produção de gado, assim como os recursos hídricos. "O principal problema prende-se com a gestão de água", refere Paula Leitão.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.